PAES 2025: As provas acontecerão no dia 1º de dezembro

Por em 10 de maio de 2024

Foto: Rafael Carvalho/Ascom Uema

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (Sucons), anunciou a data das provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES/2025. Os exames estão programados para ocorrer no dia 1º de dezembro, oferecendo aos candidatos a oportunidade de se prepararem adequadamente.

O edital detalhado, contendo informações sobre as inscrições e outros procedimentos, será divulgado posteriormente através dos canais oficiais da instituição. No entanto, a lista das obras literárias obrigatórias para o processo seletivo já foi disponibilizada, visando auxiliar os estudantes em sua preparação. Entre os títulos indicados estão “Romanceiro da Inconfidência” de Cecília Meireles, “Casa de Pensão” de Aluísio Azevedo, e “Manuelzão e Miguilim” de Guimarães Rosa.

Os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição têm até o dia 24 de maio para fazê-lo. O processo de solicitação envolve o preenchimento eletrônico do formulário de isenção, juntamente com a apresentação da documentação necessária, conforme especificado no Edital Nº 21/2024 – GR, disponível no site https://sigconcursos.uema.br/.

No último Processo Seletivo, a Uema registrou mais de 50 mil inscrições para concorrer às 5.493 vagas ofertadas. Desse total, 4.713 vagas foram distribuídas entre os 20 campi da instituição, enquanto 780 vagas estavam disponíveis nos três campi da UemaSul. Notavelmente, 88,88% das vagas foram preenchidas, resultando em 4.882 novos estudantes admitidos. Destaca-se que 76,61% dessas vagas foram ocupadas por candidatos provenientes de escolas públicas, demonstrando o compromisso da Uema com a inclusão social e a democratização do ensino superior.

Sobre o PAES

O PAES é um processo seletivo fundamental para ingresso na Universidade Estadual do Maranhão, oferecendo aos candidatos a oportunidade de competir por vagas em diversos cursos. Desde 2022, o processo é realizado em etapa única, onde os candidatos podem optar entre concorrência ampla e reserva de vagas, conforme suas características e necessidades individuais.

Por: Karla Almeida