PPG e representantes de alunos de Pós-Graduação discutem melhorias nos programas

Por em 10 de maio de 2024

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, e a Coordenadora de Pós-Graduação, Nancyleni Pinto, reuniram-se com representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Na ocasião, os representantes dos alunos foram ouvidos e foram discutidas as possibilidades de atender as demandas deles.

“Uma reunião muito importante com os alunos, uma iniciativa a ser valorizada pela ANPG, na sua secção Maranhão, que motivou essa conversa, em que tivemos a oportunidade de situar os alunos em relação aos desafios da expansão e da consolidação da pós-graduação da Uema, da política de bolsas. Também salientamos a necessidade da representação estudantil como uma forma de atualização permanente das demandas”, disse o pró-reitor Cheche.

Na reunião, também, foi apresentada aos alunos a minuta das novas normas da pós-graduação. “As novas normas já vem atendendo a algumas demandas dos alunos. Focamos especificamente no capítulo, que trata da política de ações afirmativas, e mostramos que a partir da publicação dessa resolução, que passará inicialmente por consulta pública, eles poderão ajudar, colaborar com sugestões para podermos melhorar essa resolução. E, posteriormente, o documento passará pelos órgãos colegiados para aprovação”, destacou a professora Nancyleni.

A política de ações afirmativas tem a finalidade de promover o ingresso e a permanência de funcionários da Uema, de pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação.

Participou, também, do momento a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, que falou sobre os auxílios, que estarão disponíveis para os pós-graduandos a partir de 2025.

“É importante destacar que o auxílio estudantil também perpassa a pós-graduação e o atendimento dessa demanda de hoje já está aprovada pelo reitor. Isso nos alegra por saber da responsabilidade dele com a política estudantil, com a política de ações afirmativas, que possam atender esses alunos em suas necessidades maiores. A possibilidade para eles é dos auxílios alimentação, creche e moradia, que podem ser acumulados com as bolsas para aqueles alunos que são vulneráveis. Então, é uma conquista grande ao nível de pós-graduação em podermos dar esse suporte aos alunos por meio dos assuntos estudantis, que é responsabilidade da Proexae”, frisou ela.

Para a aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, Alana dos Santos Cardoso, “o momento foi importante. A oportunidade da Uema pensar e refletir sobre nossos assuntos estudantis. Eu sentia uma distância muito grande entre o aluno e as pró-reitorias. Importante saber o que está acontecendo, o que irá acontecer, os editais, as propostas e nos escutar. Foi muito gratificante e proveitoso”.

Por: Paula Lima