Projeto PET-SAÚDE é apresentado no Campus Caxias

Por em 7 de maio de 2024

Na manhã de quinta-feira, dia 2 de maio, aconteceu, no auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a apresentação do Projeto PET-SAÚDE. Estavam presentes os alunos aprovados, preceptores, tutores e monitores.

A Assessora da Direção do Campus, professora Maria de Fátima Alencar Rios, representando a Diretora, professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, disse: “Percebe-se que esse é um projeto de suma importância. Uma oportunidade para colocar em prática o que foi aprendido. Desenvolver um trabalho integrado, com desempenho satisfatório. A Direção do Campus Caxias parabeniza todos os professores envolvidos e os acadêmicos aprovados”, ressaltou.

A Coordenadora do Programa, professora Joseneide Teixeira Câmara, falou: “Hoje damos início ao Projeto PET-SAÚDE – Projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Equidade. Ele visa três eixos principais em que a Academia desenvolve ações educativas, de extensão, dentro dos serviços de saúde, de comunidade. Visamos principalmente desenvolver ações nos eixos: Valorização do Trabalhador; Identidade de Gênero, Raça, Cor; População LGBTQI+; Saúde Mental; Violência no Trabalho e também Acolhimento na Maternagem. Foi uma manhã muito produtiva, pois o projeto envolve cinco cursos da Universidade Estadual do Maranhão (Psicologia, Medicina, Enfermagem, História e Ciências Sociais), onde as pessoas se conheceram”.

Ela prosseguiu: “Ficou estabelecido quais alunos serão monitores, os profissionais de saúde que serão preceptores nos serviços, os orientadores de serviços (que serão pessoas dos movimentos, militantes, engajados nessas temáticas) e os tutores (que são os professores da universidade pertencentes aos cinco cursos). Fizemos a identificação e reconhecimento de todo mundo, apresentamos o projeto, quais os objetivos, as metas, principalmente para este ano de 2024. O projeto tem a duração de 2 anos, mas o planejamento para este ano já está pronto”.

De acordo com a coordenadora, a atuação dos envolvidos acontecerá nos diversos serviços dos três níveis de atenção à saúde (Primária, Secundária e Terciária) como hospitais, maternidades, Unidades de Saúde da Família, para que seja feita uma sensibilização e mudança da realidade, preparando futuros profissionais e sensibilizando os atuais em relação a essa temática. Sem esquecer o PET – SAÚDE busca, principalmente, a equidade.

“Esse projeto só foi viável porque tem a parceria da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias, com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Ministério da Saúde. Existe esse pacto para que o projeto possa ser desenvolvido”, ressaltou.

Tatiara Assunção Sousa, acadêmica do Curso de Ciências Sociais, se manifestou: “Para mim é uma grande gratificação ter sido aprovada no Projeto PET-SAÚDE, pois é uma iniciativa de grande importância social”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira