Reitor da Uema passa a compor nova diretoria eleita da Abruem

Por em 24 de maio de 2024

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Walter Canales, integrará a nova diretoria eleita da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), como parte do Conselho Fiscal. A eleição ocorreu, por aclamação, durante o 71° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A nova diretoria foi eleita para o biênio 2024/2026 e teve como presidente eleita a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Maia. Para o reitor da Uema, esta é uma oportunidade de fortalecer as instituições estaduais e municipais.

“Compondo a diretoria, a Uema estará mais próxima dos órgãos federais que regem a educação do ensino superior, além de auxiliar no trabalho de fortalecer as universidades estaduais e municipais”, celebrou o professor Walter.

A nova diretoria, presidida por Cicília Maia (Uern), tem como vice-presidente a reitora da Universidade de Taubaté (Unitau), Nara Fortes. O Conselho Deliberativo é composto pelos reitores – titulares – Leandro Prearo (USCS), Marco Aurélio Ferreira (Unifae), Vera Rocha (Unemat) – e suplentes – Célia Regina Diniz (UEPB), Evandro Alberto (Uespi) e Clay Anderson (Uepa); e o Conselho Fiscal pelos reitores – titulares – Augusto Rezende (Unitins), Walter Canales (Uema), Fábio Hernandes (Unicentro) – e suplentes – Amali de Angelis (UEFS), Wagner de Paulo (Unimontes) e Juliene Rezende (Unifimes).

Fundada em 1991, a Abruem atua em 20 dos 27 estados brasileiros, e aglutina 45 universidades públicas, entre estaduais e municipais, sendo uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina. O objetivo da associação é aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.