Turmas de Agrocomputação e Geoprocessamento participam de minicurso e exposição de drones no AgroBalsas 2024

Por em 23 de maio de 2024

Durante a 20ª edição do AgroBalsas, que aconteceu entre os dias 13 e 18 de maio, as turmas dos cursos tecnólogos de Agrocomputação e Geoprocessamento do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) participaram de um minicurso e uma exposição de drones no estande da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), atividades promovidas pelo Campus Balsas.

O AgroBalsas é um dos maiores eventos do agronegócio no estado do Maranhão, reunindo produtores rurais, empresas de tecnologia agrícola, instituições de pesquisa, universidades e estudantes de todos os níveis.

No dia 18 de maio, a programação foi realizada em duas etapas. Na primeira, os estudantes do curso de Agronomia do Campus Balsas, Hítallo Martins Hartmann e Agnaldo Brito, sob a orientação do professor Francisco Charles Silva, ministraram sobre a agricultura de precisão, apresentando a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) na agricultura, com aplicação de mapeamento aéreo, georreferenciamento, componentes dos drones, leis e regulamentações aplicadas aos VANTs, planejamento de voo, distância de amostragem do solo (GSD), entre outros tópicos.

A segunda parte foi uma abordagem prática envolvendo a exposição de drones em campo, momento no qual os participantes puderam manusear os equipamentos, aplicando os conhecimentos recebidos anteriormente e explorando as funcionalidades dos drones em situações reais.

De acordo com a coordenadora de polo do ProfiTec em Balsas, Adriana Diniz, essa programação contribui para reforçar a compreensão dos estudantes dos cursos de Agrocomputação e Geoprocessamento sobre as capacidades e limitações dos drones, além do potencial que podem ter na otimização das práticas agrícolas.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, esse tipo de evento pode enriquecer o processo de formação acadêmica e profissional dos estudantes.

“A integração de teoria e prática proporcionada pelo evento AgroBalsas, em especial o minicurso de drones e a exposição, foi fundamental para preparar os alunos para os desafios do mercado, além de promover o intercâmbio de conhecimento entre academia e setor produtivo”, comentou.

Por Débora Souza