Uema abre inscrições para Processo Seletivo de Licenciaturas voltadas para comunidades tradicionais e indígenas

Por em 8 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Reitoria, tornou público os procedimentos e normas para o Processo Seletivo Simplificado de Acesso aos Cursos de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas, Licenciatura em Educação Quilombola e Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas – PROETNOS/PARFOR – Equidade 2024. Este processo seletivo é exclusivamente destinado a selecionar candidatos indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu e agroextrativistas que concluíram o ensino médio e atendam aos critérios definidos no edital.

De acordo com o Edital N.º 40/2024-GR/UEMA, o processo visa selecionar candidatos para os cursos oferecidos nos campi da Uema:

Serão oferecidas 90 vagas para o segundo semestre do ano de 2024, distribuídas igualmente entre candidatos indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e agroextrativistas que possuam o ensino médio ou equivalente, e aqueles que já estejam atuando nas escolas de seus territórios, com declaração de vínculo anexada, mas que ainda não possuam Licenciatura Específica e Diferenciada.

As provas do PROETNOS/PARFOR – Equidade 2024 serão aplicadas nos municípios de São Luís, Santa Inês e São Bento. Os candidatos devem optar por apenas um município no momento da inscrição, sem possibilidade de alterações posteriores.

Os cursos têm como objetivo formar e habilitar professores indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e agroextrativistas em licenciatura, para atender às demandas de suas comunidades nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. As atividades dos cursos serão desenvolvidas na modalidade parcelada ou de alternância, de acordo com o descrito no edital, nos respectivos campi.

As oportunidades para ingressar nos cursos de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena/Ciências Humanas e Licenciatura em Educação Quilombola estão abertas, mas é importante estar atento ao método de inscrição. Os interessados devem comparecer pessoalmente nos campi de São Bento e Santa Inês para garantir sua participação.

Por outro lado, para aqueles que desejam concorrer a uma vaga na Licenciatura em Educação do Campo/Ciências Humanas, há a opção de inscrição online, através do site https://sigconcursos.uema.br/, ou presencialmente nos campi de São Luis, São Bento e Santa Inês.

O período de inscrições vai de 7 de maio a 07 de junho de 2024. O processo seletivo especial está marcado para o dia 07 de julho de 2024, com os resultados finais previstos para serem divulgados até 07 de agosto de 2024.

Para informações detalhadas, os interessados podem acessar o edital disponível AQUI!

Por: Karla Almeida