Uema assina Acordos de Cooperação com Governo do Estado e municípios para formação de professores

Por em 6 de maio de 2024

Num evento de grande relevância para a educação, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque – Calhau, na manhã desta segunda-feira (6), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), assinou Acordos de Cooperação Técnica e Acadêmica entre o Governo do Estado e vários municípios maranhenses para a criação de novos polos do ensino presencial para o Programa Ensinar.

Na ocasião, marcaram presença o vice-governador Felipe Camarão; o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira; o reitor Walter Canales; o vice-reitor Paulo Catunda; a coordenadora do Programa Ensinar, professora Goretti Cavalcante; a coordenadora do Uemanet, professora Lígia Tchaicka; o prefeito de São Mateus e presidente da Famem, Ivo Resende; deputados, prefeitos, pró-reitores, professores e servidores da Uema.

Com as novas parcerias, o Programa Ensinar vai expandir a oferta de 22 para 50 municípios maranhenses. O Programa, atualmente, atende mais de 3 mil alunos em 112 turmas, consolidando o compromisso do Governo do Maranhão, por meio da Uema, com a formação de professores para o ensino básico, elevando, assim, os indicadores educacionais do Estado.

Na ocasião, a universidade celebrou a nomeação de 27 professores aprovados em concursos para a Uema e nomeados pelo governador Carlos Brandão no último dia 1º de maio.

Na opinião do vice-governador Falipe Camarão, é mais um importante investimento do Governo na educação, desta vez, no ensino superior, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão. “A intenção do governador Carlos Brandão e do reitor Walter Canales é expandir a educação para o maior número de cidades possíveis, investindo na educação desde a série infantil até a pós-graduação e, para isso, contamos com a participação das prefeituras presentes, pois nosso objetivo é tornar o Maranhão um território livre do analfabetismo e um Estado produtor de ciência, tecnologia e inovação”, disse Felipe.

O professor Walter explica que o evento visa a homologação dos acordos de cooperação com as prefeituras municipais, onde se implementa o Programa Ensinar para a formação de professores. “São 22 municípios que já têm parcerias com a universidade e, hoje, vamos assinar acordo para a entrada de mais 28 novos municípios”, anunciou o reitor.

E acrescentou: “É uma honra para a Uema participar ativamente do desenvolvimento da educação em nosso Estado, através deste programa que leva a universidade a sair de seus muros para alcançar a população mais distante”, ressalta o professor.

De acordo com o vice-reitor, professor Paulo Catunda, este momento é muito importante para a universidade, porque a instituição sai de dentro de seus muros. Conforme ele explica, a parceria com as prefeituras faz da Uema um grande redutor de desigualdade, e afirma que este dia chancela isso. “A gente ver que a Uema está perto da população, isso nos proporciona aumentar o índice de escolaridade e, consequentemente, reduzir as desigualdades em nosso Estado”, reflete Paulo.

A coordenadora geral do Programa Ensinar, professora Goretti Cavalcante, declara que o Governo do Estado faz a Uema renovar os votos de continuidade e motivação para a educação do povo do Maranhão. “Este programa é importante porque é uma ação política de formação de professores da instituição, que está alinhada a uma formação estadual/nacional. Neste caso, o Governo entende que tratar com a educação de professores não é uma despesa, mas um investimento”, comenta a professora.

Conforme aponta o prefeito de São Mateus e presidente da Famem, Ivo Resende, hoje é um dia muito significativo, porque essa parceria do Governo do Maranhão, a Uema e mais de 25 municípios contemplados nesse novo momento do Programa Ensinar, para a qualificação de professores em cursos superiores, em mais de 9 cursos de licenciatura, é um avanço. “É fundamental essa parceria por conta da estrutura que os municípios oferecem à universidade. Temos escolas municipais que são cedidas para o Programa justamente para viabilizar o processo e melhorar os indicadores de educação em todo o Estado”, informa Ivo.

Criada em 1981, a  Uema é, há mais de 40 anos, a universidade de todos os maranhenses. Trata-se de uma instituição de ensino gratuita com uma estrutura multicampi, que se ramifica em grande parte do Maranhão.

Mantida pelo Governo do Estado, a Uema possui Campus de ensino de graduação presencial em 20 municípios, incluindo a capital São Luís, além de programas especiais que ampliam o alcance da instituição para 211 municípios maranhenses. Com mais de 21 mil alunos matriculados, disponibiliza cursos em 51 carreiras diferentes, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Possui mais de 1, 3 mil professores atuantes e, também, programas de formação tecnológica, de docentes para o ensino básico e de diversidade étnica.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho