Uema, MPMA e Fapema lançam Laboratório de Inovação

Por em 7 de maio de 2024

Nesta terça-feira (7), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou da solenidade de lançamento do Laboratório de Inovação, fruto de parceria do Governo do Estado com o Ministério Público do Maranhão. O evento ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça e marca o início de uma cooperação entre instituições que buscam o desenvolvimento tecnológico e a melhoria dos serviços públicos.
O Laboratório de Inovação é uma iniciativa que busca fornecer ao MPMA, ferramentas tecnológicas avançadas e promover práticas de governança eficazes, direcionadas para a obtenção de resultados concretos.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de membros e servidores do MPMA, representantes das entidades parceiras, professores e estudantes envolvidos nos projetos que serão beneficiados pelo Laboratório de Inovação. A mesa dos trabalhos foi presidida pelo subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Danilo de Castro Ferreira, e composta pelo promotor de justiça Ednarg Marques, pelo diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e assessor-chefe da Assessoria Técnica do MPMA, além de outras autoridades como o procurador-geral do Estado, Valdenio Caminha, representando o governador Carlos Brandão, o reitor da Uema, Walter Canales, e a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Isaura Modesto.

No evento, foram concedidas 10 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) para planos de trabalho da Uema em colaboração com o MPMA. Entre os 19 planos de trabalho submetidos, 10 foram aprovados e receberão bolsas PIBITI da Fapema. Além disso, dois projetos foram voluntariamente incorporados, totalizando 12 planos em andamento.
Esses planos de trabalho abrangem uma variedade de projetos idealizados por cinco Centros de Apoio Operacionais do MPMA, incluindo questões educacionais, monitoramento ambiental, combate à violência contra a mulher e segurança alimentar. Dentre os temas abordados estão a análise de dados educacionais da rede pública de ensino, monitoramento de queimadas, combate à violência de gênero e garantia da qualidade e segurança dos alimentos comercializados em São Luís.

O reitor Walter Canales destacou a importância da parceria entre a Uema e o Ministério Público, ressaltando que essa cooperação é fundamental para que a universidade contribua efetivamente para o desenvolvimento do estado. “Esta é uma parceria de extrema relevância pois coloca os nossos alunos junto aos problemas reais do Ministério Público e problemas relacionados ao estado do Maranhão, fazendo com que eles tenham uma visão do mundo real, do que acontece efetivamente no nosso estado e onde irão contribuir para a solução desses problemas e para o próprio desenvolvimento do nosso Maranhão”, afirmou.

Com essa iniciativa, a Uema reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência na prestação de serviços à sociedade, demonstrando que a colaboração entre instituições públicas pode gerar soluções criativas e impactantes para os desafios enfrentados pelo estado.

Por: Caio Marcos
Fotos: José Luís Diniz/CCOM-MPMA