Uema recebe visita da Cônsul Geral da China

Por em 24 de maio de 2024

Na sexta-feira, 24 de maio, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a visita da Sra. Lan Heping, Cônsul Geral da China em Recife, acompanhada do Vice-Cônsul, Sr. He Yongwei. O encontro contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda; o Prof. Dr. José Sampaio de Mattos Junior, chefe de Gabinete da Reitoria; o Prof. Dr. Fábio Alonso Mazzei Moura de Assis Figueiredo, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação; o Prof. Dr. Antonio Roberto Coelho Serra, Diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agência Marandu); o Prof. Dr. Thiago Cardoso, Pró-Reitor de Planejamento e Administração; além de Stefanie Zerba Monteiro, chefe da Divisão de Mobilidade Internacional da Superintendência de Relações Internacionais (SRI) e Ana Carolina Silva Furtado Lima, Chefe da Divisão de Cooperações Internacionais da SRI. Estiveram também presentes representantes de diversas áreas, cursos e setores da universidade.

O objetivo principal da reunião foi apresentar a Uema e discutir possibilidades de colaborações e estreitamento de laços entre China e Maranhão. A Sra. Lan Heping expressou seu entusiasmo com a cooperação entre os dois países, destacando as parcerias com a Universidade Normal de Huabei e os cinquenta anos de relações diplomáticas entre China e Brasil. “Estou muito honrada de ser recebida na Uema . O governo chinês dá grande importância à cooperação internacional na área de educação. A China também valoriza muito o papel do Maranhão no nordeste,” declarou a cônsul.

O Vice-Reitor, Professor Paulo Catunda, enfatizou as áreas de excelência da Uema , como a Agroecologia, História e Geografia, que apresentam grande potencial para futuras colaborações. Stefanie Monteiro mencionou as parcerias já existentes através da publicação de artigos e destacou o crescente interesse de discentes e docentes pelo ensino de mandarim, além do envio de professores e alunos para intercâmbio. Em resposta, a Cônsul demonstrou grande interesse, afirmando que o ensino de mandarim é uma plataforma essencial para viabilizar o intercâmbio educacional e cultural.

Ao final da cerimônia, a Cônsul Lan Heping presenteou o Vice-Reitor com uma cópia do livro “Entendendo a Filosofia Educacional de Xi Jinping”, simbolizando o fortalecimento dos laços culturais e educacionais entre a China e a Uema. Em resposta, o Professor Paulo a presenteou com um Azulejo personalizado da Uema, símbolo cultural do Maranhão.

A visita da Cônsul fez parte de uma agenda maior no Maranhão, que incluiu uma reunião com o governador na quinta-feira, 23 de maio. O foco desta reunião foi à ampliação da cooperação bilateral e a atração de novos investimentos para o estado.

Em relação à crescente parceria Uema-China, vale destacar que, na semana anterior, recebemos Ana Qiao, diretora do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense, para uma palestra na UemaNet, em comemoração aos cinquenta anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. Este evento reforça o contínuo compromisso da SRI e da Uema em promover a internacionalização e fortalecer suas parcerias globais.

Por: Lucas Corrêa – SRI/Uema