Uema sediará III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa

Por em 24 de maio de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediará o III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa com o tema “GeoSaúde e reestruturação socioespacial: das crises aos desafios futuros”.

A edição de 2024 busca com a temática discutir assuntos importantes não só no âmbito da geografia, como também nas demais ciências afins sobre políticas públicas e planejamento dos territórios, desigualdades e vulnerabilidades socioespaciais, vulnerabilidade climática e riscos ambientais, uso de geotecnologias na saúde e a saúde indígena e das comunidades tradicionais.

O encontro irá acontecer entre os dias 10 e 13 de junho, de forma híbrida, no Prédio do Curso de História, localizado no Centro Histórico de São Luís, e com transmissão via Youtube. O link para a transmissão será enviado posteriormente aos participantes.

A inscrição para participar do evento pode ser realizada por meio do link doity.com.br até o dia 10 de junho. Haverá emissão de certificado com carga horária de, no mínimo, 12h, dependendo de quais atividades os inscritos participarem.

O evento é aberto à comunidade externa, então podem participar estudantes, professores e profissionais de diversas áreas, pesquisadores, além da comunidade externa à universidade.

Entre os palestrantes confirmados estão a Professora Ana Isabel Matias Louro Martins, da Universidade de Lisboa; Carlos Eduardo de Oliveira Lula, advogado e deputado estadual do Maranhão; e André Luiz Sá de Oliveira, da Fundação Oswaldo Cruz, além de outros.

Confira a programação completa

Sobre o Simpósio Nacional de Geografia da Saúde

O Simpósio Nacional de Geografia da Saúde existe no Brasil desde 2003 e a primeira edição do evento foi sediada na cidade de Presidente Prudente pela UNESP, com o tema: “Geografia da Saúde: tendências e perspectivas”. Já na sua primeira edição o Simpósio reuniu cerca de 200 pessoas, entre profissionais e estudantes, e contou ainda com pesquisadores da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Cuba.

Por: Karolynne Sodré