Uema realiza reunião com representantes da SERIDF-MA para debater parcerias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 22 de janeiro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Representação Institucional no Distrito Federal – Maranhão (SERIDF-MA) para discutir iniciativas de cooperação internacional e possíveis investimentos em áreas estratégicas para o estado.
Participaram da reunião o reitor Walter Canales; o vice-reitor Paulo Catunda; o chefe de gabinete da reitoria, professor José Sampaio; a professora Marlen Barros; e os assessores do reitor, Wasti Cunha e Luis Jorge Bezerra. Representando a SERIDF-MA, estiveram presentes o secretário Washington Luiz de Oliveira; a coordenadora de projetos, Carolina Jordão; e a jornalista Laís Vitoria de Aguiar.
Durante o encontro, foram debatidos temas de interesse comum entre a Uema e a SERIDF-MA, com ênfase na possibilidade de intercâmbios e investimentos internacionais. Entre os países mencionados estavam Rússia, China e Índia, com o objetivo de estabelecer cursos e apoios para áreas específicas, além da estruturação de museus. Um exemplo destacado foi a expansão do Museu Dokuchaev de Solos, Minerais e Rochas, do CCA/Uema, chefiado pela professora Marlen Barros e Silva.
A jornalista Laís Vitoria de Aguiar ressaltou a importância do papel da SERIDF-MA na articulação dessas iniciativas. “Nossa Secretaria tem o objetivo de fazer essa interlocução entre diferentes atores, especialmente por a gente estar em Brasília, temos essa facilidade de contato com embaixadas e organizações internacionais. Então, estamos trazendo essa iniciativa para fortalecer a internacionalização do Maranhão e da UEMA. Especialmente de uma forma anti-imperialista, trazendo diferentes atores como a Rússia, que é o maior país do mundo, com uma economia crescente. Este ano, o Brasil assumiu a presidência do BRICS, criando um contexto favorável para promover essas iniciativas. Precisamos aproveitar este momento para concretizar projetos”, destacou.
A reunião reitera o compromisso da Uema em ampliar suas parcerias internacionais, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e estrutural do Maranhão por meio de iniciativas inovadoras e colaborativas.
Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo