Uema recebeu o I Simpósio da Aquicultura Maranhense – AQUAMARANHÃO 2025


Por em 30 de janeiro de 2025



                                         

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), apoiou e participou do I Simpósio da Aquicultura Maranhense – AQUAMARANHÃO 2025. O evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de janeiro no Laboratório de Pesca da Uema Campus Paulo VI e reuniu pesquisadores, especialistas e profissionais do setor para discutir a integração como estratégia de inovação e sustentabilidade na aquicultura.

A programação incluiu oficinas práticas, debates temáticos e uma visita técnica à piscicultura TilapeiroSLZ. As oficinas abordaram temas como construção de quintais agroecológicos, agregação de valor ao pescado, uso de drones na aquicultura, entre outros. Já os debates trouxeram discussões sobre economia circular, mudanças climáticas, industrialização do pescado e a viabilidade da tilapicultura no estado.

Pesquisadores da Uema estiveram entre os palestrantes, contribuindo com sua expertise para o fortalecimento da aquicultura maranhense. O evento também contou com o apoio de instituições como a UFMA, IFMA, EMBRAPA e SEMA.

Os debates abordaram temas cruciais para o desenvolvimento da aquicultura no Maranhão. Entre os destaques estiveram o “Debate 1: Economia circular na aquicultura”, com a participação do Administrador Dr. Veríssimo Santos (IFMA) e do Zootecnista Dr. Luiz Carlos Guilherme (EMBRAPA), e o “Debate 2: É possível a carcinicultura avançar no Maranhão de forma sustentável?”, que contou com a presença de especialistas como o Engenheiro de Pesca Dr. Thales Passos de Andrade (Uema/LAQUA) e o Secretário Adjunto Arthur Barros Fonseca Ribeiro (SEMA).

Outros temas relevantes incluíram o “Efeito das mudanças climáticas na produção de peixes nativos”, o “Beneficiamento e industrialização do pescado” e o “Panorama do comércio de peixes ornamentais no Brasil”. O simpósio também discutiu a viabilidade da tilapicultura no Maranhão, o uso de probióticos na aquicultura e o aquarismo como estratégia de educação ambiental.



Últimas Postagens