Uema discute com gestores públicos e a comunidade PDDI da Região Metropolitana da Grande São Luís
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de fevereiro de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), reúne durante todo o dia de hoje (07), no auditório do Uemanet – Campus Paulo VI, representantes comunitários, gestores públicos, lideranças municipais, acadêmicos e interessados para apresentar e discutir os objetivos, metodologia e etapas do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI/RMGSL).
A iniciativa, que tem como coordenador técnico o professor Luiz Jorge Dias, visa apresentar os fundamentos do PDDI, promovendo a conscientização e o engajamento das comunidades e dos diversos atores sociais na construção de um importante instrumento de planejamento urbano e regional, considerando 06 eixos temáticos: dinâmicas embientais; parcelamento, uso do solo e dinâmica territorial; cartografia temática, mobilidade social e comunicação; mobilidade urbana; e engenharia de software.
O PDDI compõe o sistema de planejamento metropolitano e deve conter as diretrizes para esse planejamento, inclusive para os planos setoriais metropolitanos e para os planos setoriais locais, com ações de curto, médio e longo prazo.
Os debates contemplarão as diretrizes para as funções públicas de interesse comum, incluindo projetos estratégicos e ações prioritárias para importantes investimentos, como o macrozoneamento da unidade territorial urbana, as diretrizes quanto à articulação dos municípios no parcelamento, uso e ocupação do solo urbano, as diretrizes quanto à articulação intersetorial das políticas públicas, com um olhar direcionado para a proteção do patrimônio ambiental e cultural, bem como das áreas sujeitas ao controle especial pelo risco de desastres naturais, e o sistema de acompanhamento e controle de suas disposições.
Os primeiros estudos levantado pelo PDDI da RMGSL estão estruturados em sete etapas principais: plano de trabalho, oficina de capacitação de técnicos municipais, pesquisa de campo, oficinas de leitura comunitária, diagnóstico preliminar da grande São Luís e audiências públicas.
Conforme o reitor Walter Canales, a construção do PDDI para a Região Metropolitana da Grande São Luís, tem um objetivo importante que, primeiro, começa pela integração dos municípios associados. “Fazer um estudo que venha contribuir com os anseios dessas comunidades, com certeza, envolve o trabalho de técnicos com grandes capacidades de entender as necessidades locais e vislumbrar diretrizes que venham nortear o plano, que será benéfico para a sociedade”, destacou o professor.
O coordenador do PDDI, professor Luiz Jorge, explica que hoje começa as atividades de mobilização dos 13 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís, para apresentar as principais ações previstas, que culminarão na construção do plano diretor de desenvolvimento integrado da região. Segundo ele, o plano é um projeto de planejamento estratégico para que, com bases territoriais, sejam formatadas políticas públicas de qualidade que atendam aos anseios da população, quanto às dinâmicas ambientais, mobilidade urbana, infraestruturas urbanas, habitação e outros serviços públicos, considerados essenciais. “Esse documento terá uma validade atestada por uma lei que deverá ser encaminhada pelo governador Carlos Brandão no início do próximo semestre, depois de ouvidas todas as cidades parceiras, o que dará credibilidade ao plano como instrumento de gestão para uma década inteira (2025 a 2034), tendo a Uema, a Fapead e a Agem, como promotoras do maior conjunto de pesquisas já realizado até hoje, para essas regiões de forma unificada”, esclarece Luiz Jorge.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município de Bacabeira, Lucas Seixas, que representou a classe de secretariado municipal, fazer parte dessa reunião, que foi o início da elaboração do PDDI, construído de forma integrado com instituições estadual, municipal e com a sociedade é motivo de orgulho. “Esse trabalho vai trazer benefícios para as nossas cidades, por meio dele podemos conhecer, ainda, a realidade de outros municípios e, com isso, termos parâmetros para resolvermos os nossos problemas”, declara Lucas.
Municípios envolvidos
Os municípios que formam a Região Metropolitana da Grande São Luís são: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Caxoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Jucelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Rafael Carvalho



