Alunos de Ciências Biológicas Licenciatura da Uema apresentam pesquisas científicas no JOINEP 2025
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de março de 2025
Alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Polo Arari, do Programa Ensinar/Uema, participaram da Jornada Internacional de Educação Pública (JOINEP 2025). O evento, promovido pelo Colégio Universitário (COLUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no mês de fevereiro, reuniu estudantes, pesquisadores e educadores de diversas instituições para promover um espaço de diálogo, troca de conhecimentos e produção científica.
Os alunos, orientados pelo Prof. Dr. Jackson Ronie Sá-Silva e pela Profa. Ma. Vitória Raquel Pereira de Souza, levaram para o evento dois trabalhos de grande relevância social.
O primeiro estudo, intitulado “Bullying Escolar em Arari: Entre o Silêncio e a Urgência da Ação”, foi apresentado pelas estudantes Aline Morais Ferreira, Laiane Silva dos Santos, Mariana Saraiva Nunes e Raquel Soeiro Pestana. O trabalho investiga as manifestações de bullying nas escolas de Arari, trazendo à tona as sérias consequências que esse fenômeno provoca nas vítimas. O estudo alerta para a necessidade urgente de intervenções eficazes para combater e prevenir o bullying nas escolas da cidade.
A segunda pesquisa foi “O Papel do Professor na Promoção da Saúde Mental: Reflexões sobre o Enfrentamento do Bullying”, desenvolvida por Anderson de Jesus Ericeira Fernandes e Liciene Antonia Souza Soares. Este estudo propõe uma reflexão sobre a importância do papel do professor na identificação, enfrentamento e prevenção do bullying escolar. O trabalho também sugere estratégias que os educadores podem adotar para criar um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, promovendo a saúde mental dos alunos.
As duas pesquisas apresentadas refletem uma preocupação urgente com o ambiente escolar, especialmente no que tange ao bullying, um problema recorrente que afeta não apenas o desempenho acadêmico, mas também a saúde mental dos estudantes. O JOINEP 2025 foi uma oportunidade para que esses importantes estudos fossem apresentados a um público mais amplo, contribuindo para a conscientização e o desenvolvimento de ações preventivas dentro das escolas.
A Profa. Vitória Raquel, destacou a importância da participação dos alunos de Arari no evento, reforçando a relevância do projeto de iniciação científica como um meio de despertar nos jovens o interesse pela pesquisa e pela transformação social através do conhecimento. “Esses trabalhos mostram a capacidade dos nossos estudantes de perceberem e analisar criticamente a realidade ao seu redor. São pesquisas com grande impacto na formação de um ambiente escolar mais inclusivo e saudável”, comentou.
O Prof. Jackson Ronie Sá ressaltou “o valor de se realizar pesquisas que não apenas promovam o conhecimento acadêmico, mas que também estejam diretamente ligadas ao cotidiano dos estudantes e das comunidades locais, como as de Arari”.
Ele, ainda, complementou: “a participação dos alunos do Polo Arari é um reflexo da crescente importância da pesquisa científica nas escolas públicas e do fortalecimento da formação acadêmica nas comunidades do interior do Maranhão. Ao apresentar seus estudos sobre bullying e saúde mental no evento, os alunos não só contribuíram com conhecimento relevante, mas também ajudaram a ampliar o debate sobre a criação de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos”.
Por: Paula Lima