Uema lança projeto de extensão para promover a sustentabilidade ambiental com resíduos de óleo e borra de café
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 12 de março de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está avançando em sua missão de promover práticas sustentáveis com o lançamento do projeto de extensão (PIBEX) intitulado “Sustentabilidade Ambiental na Universidade Pública: Uso Correto de Óleo Residual e da Borra de Café”. A proposta, aprovada pelo edital n.º 10/2022-PROEXAE-AGA/UEMA, visa sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da gestão adequada de resíduos e reforçar a responsabilidade socioambiental no ambiente universitário.
O projeto foi desenvolvido e implementado no Complexo Administrativo Zafira da Silva de Almeida e nas cantinas de dez prédios da Uema, incluindo a Associação dos Professores da Uema (Apruema), os Centros de Ciências, Biologia, Zootecnia, Veterinária, e outras áreas da universidade. A equipe executora é formada pela Professora Nádja Furtado Bessa dos Santos, coordenadora do projeto, e pelas colaboradoras Itatiane Morais Póvoas Ribeiro, Luciana Barros Oliveira, Maria Izadora Silva Oliveira, Carliane Gomes dos Santos e Kelly Fernanda de Sousa Santos. Além delas, participaram como extensionistas voluntários Natália Silva Sousa e Ernan Ferreira Matos, com a colaboração dos designers gráficos Mayana Martins de Sousa e Wallison Pereira Moura.
O projeto tem como principal objetivo a conscientização sobre a destinação correta de dois resíduos frequentemente gerados nas cantinas e restaurantes universitários: o óleo residual e a borra de café. Em um cenário onde o descarte inadequado de resíduos pode gerar impactos negativos para o meio ambiente, a ação busca sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da gestão sustentável desses resíduos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e produção responsável).
Para disseminar as práticas de sustentabilidade, foi criado um Livro Informativo, com dicas e informações sobre a gestão correta dos resíduos. O material busca promover uma mudança de valores, tanto individuais quanto coletivos, incentivando atitudes mais responsáveis com relação ao meio ambiente na Universidade. A proposta é, assim, sedimentar novos hábitos de consumo e descarte, com foco na reutilização de insumos e no desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade socioambiental.
A base do projeto repousa na educação ambiental, entendida como a principal ferramenta para mudar atitudes e sensibilizar a comunidade acadêmica. A proposta é reverter o ciclo de desperdício, incentivar a reutilização e criar uma cultura mais responsável de consumo e descarte de resíduos. Por meio de ações educativas e práticas, o projeto visa não somente solucionar problemas pontuais, mas também criar um ambiente mais sustentável no campus da Uema.
O livro informativo está disponível para a comunidade acadêmica e pode ser acessado online, trazendo informações detalhadas sobre as melhores práticas para o descarte e a reutilização do óleo residual e da borra de café.
Acesse o livro e participe dessa mudança sustentável!
Por: Karla Almeida