Uema abre inscrições para Mestrado e Doutorado Profissional em Defesa Sanitária Animal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 16 de abril de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, lançou o edital de seleção para o Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal (PPGPDSA).
As inscrições estão abertas no período de 14 de abril a 16 de maio de 2025, exclusivamente pelo endereço: https://sis.sig.uema.br/sigaa/public/home.jsf.
O PPGPDSA oferece cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade profissional, voltados à qualificação de médicos veterinários inseridos no mercado de trabalho, com foco em práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos relacionados à defesa sanitária animal.
O Mestrado Profissional tem como objetivo desenvolver o senso crítico, a visão estratégica e a capacidade analítica dos profissionais da Medicina Veterinária, qualificando-os para atuação em áreas como defesa sanitária animal, higiene, controle e inspeção de alimentos de origem animal.
Já o Doutorado Profissional visa fortalecer o caráter inovador dos projetos desenvolvidos no mestrado, incentivando a criação de produtos de alto impacto e relevância social, com aplicação direta nas políticas públicas e práticas veterinárias.
O programa tem como área de concentração a Defesa Sanitária Animal, com duas linhas de pesquisa: Educação e Defesa Sanitária Animal; Higiene, Tecnologia e Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal.
Público-alvo
Mestrado Profissional: médicos veterinários atuantes em áreas como defesa sanitária animal, inspeção, higiene e tecnologia de produtos de origem animal, controle e qualidade de alimentos ou áreas correlatas.
Doutorado Profissional: médicos veterinários com título de mestre em qualquer área da Medicina Veterinária e inseridos no mercado de trabalho.
As aulas ocorrerão em regime modular, nos turnos matutino e vespertino, no prédio do Curso de Medicina Veterinária, Campus Paulo VI – São Luís.
Acesse edital AQUI.
Por: Paula Lima/PPG