Uema reúne e discute resultado do Enade 2023


Por em 15 de abril de 2025



                                                                           

Com base no resultado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado na última sexta-feira (11), a administração superior da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), reuniu no prédio da reitoria para discutir os avanços e as dificuldades dos cursos da instituição no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023.

Na reunião, que contou com a participação do reitor Walter Canales, da pró-reitora de Graduação, Monica Picollo, de diretores de centros, de diretores de cursos – capital e interior -, e de assessores da reitoria, debateu-se intensamente os caminhos viáveis para melhorar e enriquecer a qualidade do ensino da Uema em todos os aspectos.

                                                                           

O professor Walter enalteceu o trabalho realizado pela Assessoria de Avaliação Institucional da Uema (AAI-Uema), liderada pelo professor Paulo Flexa, no que se refere ao resultado do Enade, destacando que, em geral, a universidade foi bem, porque houve um incremento em seus índices.

Segundo ele, aconteceu uma importante evolução de 4 cursos que eram Nota 4, agora são 8 com a mesma nota, o que fez com que o conceito, de modo geral, fosse majorado, graças ao trabalho da AAI, junto aos diretores que se conscientizam cada vez mais da importância que é o Enade para a formação do aluno como instrumento de avaliação de seus cursos.

O reitor ressalta, ainda, que a Uema também teve cursos com nota mais baixa, entre os quais, o de Medicina em Caxias. Ele disse que espera um relatório mais detalhado sobre o Enade para que seja feita uma avaliação apurada do porque desse decréscimo do conceito e seja feito um estudo eficaz para a reversão dessa nota nos próximos anos.

                                                                           

Avanço no conceito ENADE

Na edição de 2023, a Uema dobrou o número de cursos com conceito 4 (em uma escala de 1 a 5) em relação ao último exame, realizado em 2019. Os cursos que alcançaram essa nota foram:

Engenharia Civil – Campus Bacabal
Enfermagem – Campus Bacabal
Enfermagem – Campus Balsas
Agronomia – Campus Balsas
Enfermagem – Campus Caxias
Engenharia Civil – Campus Paulo VI (São Luís)
Agronomia – Campus Paulo VI (São Luís)
Arquitetura e Urbanismo – Campus Paulo VI (São Luís)

Destaque para o curso de Agronomia em Balsas, que obteve o maior conceito ENADE do Maranhão, e para Arquitetura e Urbanismo em São Luís, que se consolida como o melhor do estado.

Destaque nacional no IDD

Pela primeira vez na história, a Uema alcançou o conceito máximo (5) no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes. Dois cursos se destacaram nacionalmente:

  1. Tecnologia em Gestão Ambiental – Campus São Bento
    Maior IDD do Brasil (1º lugar nacional)
    Agronomia – Campus Paulo VI (São Luís)
    – 13º maior IDD do país

 

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho



Últimas Postagens