Uema realiza ação social nos campi de Coroatá e Itapecuru Mirim com entrega de kits escolares e atividades lúdicas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de maio de 2025
No início de maio, alunos dos cursos de Licenciatura em Geografia (Programa Ensinar) do Campus Coroatá e do Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho (Uemanet) do Campus Itapecuru Mirim da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), promoveram uma ação social na Escola Marajá Anexo Eco Marajá, em Coroatá. A atividade integrou o projeto “Defesa Civil na Escola: aprender para prevenir”, sob coordenação do Prof. Me. Carlos David Veiga França, dentro da disciplina Estudos Socioeconômicos do Brasil (Programa Ensinar).
O objetivo da ação foi promover a interação entre a comunidade e a universidade, por meio da entrega de kits escolares e de um momento de acolhimento religioso com apresentações musicais e contação de histórias bíblicas. Além de fortalecer os laços entre os futuros profissionais e a população local, a atividade visou aplicar na prática os conteúdos teóricos estudados em sala e contribuir para a formação de agentes multiplicadores em proteção e defesa civil.
Os alunos estiveram diretamente envolvidos em todas as etapas do projeto. Com o apoio do professor, escolheram a escola por atender crianças em situação de vulnerabilidade social, econômica e educacional. Durante o evento, cada criança recebeu um kit escolar e participou das atividades lúdicas e educativas preparadas com carinho pelos estudantes.
Para o professor Carlos David, a atividade foi um marco no compromisso social da universidade. “Essa ação representa muito mais do que a entrega de kits escolares. Ela simboliza a presença da universidade junto à comunidade, cumprindo seu papel social e formativo. Ver nossos alunos atuando diretamente, com sensibilidade e compromisso, em um espaço de vulnerabilidade, é a prova concreta de que o conhecimento precisa sair da sala de aula e alcançar quem mais precisa. Agradeço a todos os envolvidos e reforço que ações como essa são fundamentais para a construção de uma universidade verdadeiramente pública, popular e comprometida com a realidade do nosso povo”, disse ele.
As falas dos alunos também revelam o impacto da ação em sua formação pessoal e profissional.
Vanessa Sousa destacou: “A ação social teve em sua grande importância a relação entre a academia, os acadêmicos e a comunidade, fortalecendo os laços e proporcionando um momento agradável”
Já para Jordanea Mendes, a experiência foi marcante: “É muito gratificante participar de ações assim, voltadas para crianças da comunidade. Onde, na oportunidade, podemos ver a alegria de todos ao participar desse momento”.
A iniciativa reforça o papel da universidade como agente transformador da realidade e evidencia como a prática pedagógica pode promover empatia, solidariedade e compromisso com a cidadania.
Por: Paula Lima/Programa Ensinar