Campus Timon realiza I Encontro Musical e Práticas Educacionais (EMPE)


Por em 21 de maio de 2025



Evento reuniu estudantes, professores e artistas para debater ensino musical e promover vivências artísticas e pedagógicas

Entre os dias 15 e 17 de maio, o Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou a primeira edição do Encontro Musical e Práticas Educacionais (EMPE). O evento foi pensado como um espaço de diálogo entre a música e a educação, reunindo estudantes, professores, pesquisadores, artistas e entusiastas da música, com participação de representantes de universidades, escolas públicas e privadas, coletivos culturais e espaços independentes.

Realizado em formato híbrido, o EMPE promoveu uma programação diversificada, com palestras, oficinas e apresentações musicais, voltadas à reflexão sobre o ensino de música e as múltiplas linguagens artísticas presentes na prática docente. O objetivo central foi estimular a troca de experiências e o fortalecimento da formação crítica, sensível e criativa de futuros professores e artistas.

                                             

Entre os palestrantes convidados que enriqueceram o evento, estiveram o Prof. Me. Paulo Dantas, o Prof. Dr. Jonas Moraes, o Prof. Dr. Alfredo Werney, o Prof. Dr. Edson Antônio Freitas e o Prof. Gabriel Estevam, que abordaram temas atuais e relevantes para o campo da educação musical.

As oficinas do EMPE foram conduzidas por alunos do 5º período do curso de Licenciatura em Música da Uema, com temáticas práticas e acessíveis, como: Introdução à Flauta Doce, Introdução ao MuseScore, Produção Audiovisual com Celulares e Relato de Experiência: Música e Ensino – Interdisciplinaridade da Música em Sala de Aula.

Além das atividades formativas, o encontro também proporcionou momentos de confraternização e partilha musical, destacando o afeto e a coletividade como elementos fundamentais no processo educativo e artístico.

Por: Karla Almeida/Informações Campus Timon



Últimas Postagens