Estudantes de Pedagogia do Programa Ensinar realizam Seminário sobre Gestão Escolar e publicam artigos científicos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de maio de 2025
Alunos do curso de Pedagogia do Polo Presidente Médici, do Programa Ensinar/Uema, realizaram um seminário, com o tema “Gestão Escolar no Contexto das Modalidades de Ensino”. O objetivo foi promover a reflexão crítica e o aprofundamento teórico sobre os desafios da gestão escolar. A atividade fez parte da disciplina de Gestão Educacional Escolar, ministrada pelo Prof. Me. Ranilson Edilson da Silva.
O evento foi mais do que um momento de aprendizado, tornou-se uma experiência marcante na trajetória acadêmica e profissional dos estudantes, que puderam aplicar conhecimentos teóricos a situações reais do cotidiano educacional.
De acordo com o professor Ranilson, o seminário foi essencial para consolidar o processo formativo dos futuros pedagogos. “O envolvimento dos estudantes no seminário acadêmico permite aplicar teorias e metodologias aprendidas em sala de aula a problemas do mundo real, enriquecendo sua experiência e preparando-os para trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos”, disse o docente.
Durante o desenvolvimento da disciplina, os alunos foram organizados em quatro equipes, cada uma responsável pela elaboração de um artigo científico sobre temáticas centrais às modalidades de ensino no Brasil: Educação Indígena Numa Perspectiva Contemporânea; Educação Profissional e Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Freiriana; Educação Especial na Perspectiva de Inclusão.
Os grupos conduziram pesquisas teóricas e práticas, resultando em artigos de notável profundidade crítica e alinhados com as demandas atuais da educação pública. Os trabalhos foram submetidos à Revista Real Conhecer, o que representou um marco na formação dos estudantes, agora autores publicados.
A culminância do seminário aconteceu no auditório da Prefeitura de Presidente Médici, com a apresentação pública dos artigos.
Para os estudantes, a experiência foi transformadora. Raimundo Nonato destacou o impacto do seminário. “O seminário acadêmico teve um impacto significativo na vida de cada um de nós. Proporcionou ver as principais nuances da gestão escolar ligada a cada modalidade de ensino e a elaboração de artigos científicos foi uma experiência enriquecedora no âmbito acadêmico e profissional”, ressaltou.
Já o aluno Wellison Alves enfatizou a importância emocional e formativa do processo. “A disciplina proporcionou não apenas o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos, mas também a realização de sonhos acadêmicos, culminando com a entrega dos certificados e das cartas de submissão dos artigos. Esse processo possibilitou aos discentes a experiência de se tornarem escritores, reforçando o compromisso com a educação e a inclusão em diferentes contextos educacionais”, frisou.
Por: Paula Lima/Programa Ensinar