Projeto leva curso de primeiros socorros e combate a incêndios para estudantes de escola pública em Itapecuru Mirim
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de maio de 2025
No dia 8 de maio de 2025, o município de Itapecuru Mirim foi palco de uma importante ação educativa voltada à prevenção de acidentes e à promoção da segurança no ambiente escolar. Trata-se do projeto de extensão “Defesa Civil na Escola: aprender para prevenir”, desenvolvido pelo Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho, sob coordenação da professora Katiana Oliveira e com orientação do Prof. Me. Carlos David Veiga França.
A atividade foi realizada na UEB Governador João Castelo e teve como objetivo capacitar docentes e discentes para atuarem com mais segurança diante de situações emergenciais, tanto no ambiente escolar quanto em casa. Ao todo, 238 pessoas participaram da formação, entre elas 228 alunos do 6º ao 9º ano, sete professores, dois gestores escolares e um coordenador pedagógico.
O curso incluiu oficinas práticas de primeiros socorros — como avaliação da vítima, reanimação cardiopulmonar (RCP), manobra de Heimlich e procedimentos em casos de convulsões, desmaios e parada cardiorrespiratória — além de técnicas de combate a princípios de incêndio, com teoria e uso de extintores, tipos de fogo e simulações reais.
Segundo o professor Carlos David Veiga França, a ação vai além do ensino técnico. “O projeto tem como propósito fundamental promover a cultura da prevenção no ambiente escolar. Ao realizar o curso de brigada de primeiros socorros e combate a princípios de incêndios na UEB Governador João Castelo, estamos não apenas ensinando técnicas, mas formando multiplicadores de segurança. Essa formação fortalece o senso de responsabilidade coletiva e contribui diretamente para a construção de uma escola mais segura e resiliente”, disse.
A aluna Larice Magalhães Martins relatou o entusiasmo da turma e destacou os aprendizados obtidos. “Obtivemos bastante sucesso com o interesse da parte de todos os alunos, em aprender o curso de primeiros socorros com destreza e dedicação. No combate a incêndio, houve êxito nos conteúdos abordados, com práticas em simulação real. Prevenindo riscos, realizando atendimentos emergenciais”, destacou.
Com uma metodologia objetiva e prática, a iniciativa reforça o papel da escola como espaço de formação integral e evidencia o impacto do ensino superior em ações de extensão que dialogam diretamente com a comunidade.
Por: Paula Lima