Uema promove palestra sobre formação docente com abordagem dialética
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de maio de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Projeto de Formação Docente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promoveu na última quarta-feira (30) a palestra intitulada “O processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva dialética”, com transmissão pelo canal do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet).
A ação teve como objetivo fortalecer o diálogo entre licenciandos(as), professores(as) da educação básica e docentes do ensino superior, promovendo a formação contínua e a integração entre teoria e prática.
A palestra foi conduzida pela Profª Nadja Fonseca (Uema), com mediação da Profª Lucimary Barbosa (Uema). A formação discutiu a construção do conhecimento por meio da interação ativa entre educadores e estudantes.
Segundo a Profª Nadja, “a perspectiva dialética compreende o ensino como um processo dinâmico, que estimula o pensamento crítico e a autonomia intelectual, conectando o saber à realidade dos sujeitos”.
A professora Nadja destacou durante o evento o papel deste tipo de abordagem educacional. “Na perspectiva dialética, o conhecimento não é apenas transmitido, mas construído por meio da interação entre educadores e educandos. O aprendizado acontece em um processo contínuo de questionamento e reflexão, em que o professor atua como mediador, estimulando o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Essa abordagem valoriza o contexto social, histórico e cultural dos sujeitos, promovendo uma aprendizagem significativa que integra teoria e prática e contribui para a formação de cidadãos críticos e participativos”, disse.
Por: Ascom/Uema