Alunos de Geografia do Programa Ensinar analisam desigualdades urbanas durante aula de campo em Teresina
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de junho de 2025
No último sábado, 31 de maio, alunos do curso de Licenciatura em Geografia do Polo Parnarama, Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula de campo interdisciplinar na cidade de Teresina (PI). A atividade integrou a disciplina Estudos Socioeconômicos do Brasil, ministrada pelo Prof. Dr. Magno Vasconcelos Pereira Junior.
O objetivo foi promover uma análise socioespacial das periferias urbanas da capital piauiense, observando, diretamente nos territórios, como se manifestam a pobreza, a desigualdade social e as fragilidades na estrutura urbana. A atividade reforça a proposta pedagógica de articular os conteúdos teóricos com a realidade concreta, preparando os futuros professores para uma atuação crítica e socialmente comprometida.
“Essa aula de campo permite aos estudantes confrontar a teoria com a realidade concreta. A observação direta de territórios periféricos amplia a compreensão das desigualdades socioeconômicas brasileiras e contribui para uma formação geográfica mais crítica, sensível e comprometida com a transformação social”, destacou o professor Magno Vasconcelos.
Na oportunidade, os estudantes visitaram bairros em situação de vulnerabilidade social e estrutural, realizando registros fotográficos, preenchendo fichas de observação e dialogando sobre os aspectos socioeconômicos identificados em campo.
O envolvimento dos alunos foi fundamental desde as etapas de planejamento até a realização da atividade. “Nós aprendemos muito nos livros, mas ver com os próprios olhos o que discutimos em sala transforma nosso olhar e reforça nossa responsabilidade como futuros professores”, afirmou a aluna Aldelita Oliveira.
Além da visita, os estudantes irão produzir relatórios reflexivos sobre as experiências vivenciadas, consolidando os aprendizados e fortalecendo a prática docente a partir de uma compreensão mais ampla dos desafios urbanos e sociais brasileiros.
O momento contou com a presença do professor convidado Moisaniel Almeida.
Por: Paula Lima/Programa Ensinar