Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar transformam praça pública em sala de aula poética no Polo São Raimundo das Mangabeiras
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de junho de 2025
No domingo, 8 de junho, a Praça da Família, em São Raimundo das Mangabeiras, foi palco de uma aula diferente, onde a poesia tomou o lugar do quadro-negro, e as árvores serviram de teto para uma vivência literária inesquecível. Trata-se do piquenique literário “Liberte um Poema”, atividade promovida pelos acadêmicos do 6º período do curso de Pedagogia, sob orientação do Prof. Dr. Elinaldo Silva, que ministra a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
O objetivo foi explorar os gêneros textuais do campo artístico-literário, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e desenvolver estratégias práticas para o ensino da leitura, escuta, produção de texto e oralidade. A proposta interdisciplinar incentivou os futuros professores a pensar em formas criativas e afetivas de levar o ensino da língua portuguesa para além das quatro paredes da sala de aula.
“Nosso objetivo foi mostrar que a poesia não é apenas um conteúdo a ser ensinado, mas uma experiência a ser vivida. Ao sair da sala de aula e ocupar um espaço público com poesia, mostramos aos alunos que o ensino da língua portuguesa pode ser leve, afetivo e, ao mesmo tempo, profundamente formativo. Libertar um poema é, também, libertar o educador para ensinar com criatividade e compromisso com o encantamento da aprendizagem”, afirmou o professor Elinaldo Silva.
A programação incluiu rodas de leitura, declamações individuais e coletivas, oralização de textos e interação com poemas libertos de uma gaiola simbólica, que encantaram o público e estimularam o contato com autores locais, maranhenses, nacionais e internacionais.
A acadêmica Roseany da Silva Martins definiu a atividade como transformadora. “O piquenique literário foi uma experiência encantadora, um encontro ao ar livre, onde os poemas foram libertos da gaiola e ganharam asas em nossas vozes. Nos mostrou que a poesia vive onde há espaço para imaginação, escuta e afeto. Foi poesia em movimento — um lembrete de que a educação pode e deve ser encantadora”, destacou.
Além do piquenique, os alunos também realizaram um simpósio, com o tema “Materiais Didáticos e Procedimentos Metodológicos para o Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.
Por: Paula Lima/Programa Ensinar