Diretor da Agência Marandu de Inovação da Uema realiza palestra no Campus Caxias sobre empreendedorismo e inovação


Por em 16 de junho de 2025



                             

Na tarde da última quarta-feira, 11 de junho, o diretor da Agência Marandu de Inovação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Prof. Dr. Roberto Serra, esteve no Auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias, onde ministrou a palestra “Da graduação à pós: transforme suas ideias em inovação e empreendedorismo agora”. O evento reuniu acadêmicos de diversas áreas, interessados em compreender como transformar conhecimento científico em soluções inovadoras para a sociedade.

Durante sua apresentação, o professor destacou a importância da universidade como ambiente propício para a geração de ideias e desenvolvimento de soluções. “No empreendedorismo inovador nós saímos do tradicional. É possível que alguns de vocês tenham ideias que possam mudar o mundo. O melhor lugar para aprender como aplicar uma ideia é a universidade”, afirmou.

                                     

O diretor explicou ainda que a Agência Marandu tem como missão incentivar a inovação, promover parcerias e fomentar ações que resultem em desenvolvimento socioeconômico sustentável para o Maranhão e o Brasil. “Cada área de conhecimento precisa entender as necessidades do mundo. Quanto maior a profundidade do conhecimento, maior será o impacto gerado”, pontuou.

Na palestra, foram apresentadas as etapas que transformam ciência e tecnologia em inovação e impacto social, econômico e ambiental: Pesquisa científica, Prova de conceito, Desenvolvimento de protótipos com tecnologia embarcada, Testes de viabilidade e escalabilidade e Introdução no mercado.

                                   

Roberto Serra também alertou para um dado preocupante: embora o Brasil invista cerca de 1,3% do PIB em pesquisa e desenvolvimento, sendo o 13º país em produção científica no mundo, esse conhecimento não se reflete proporcionalmente em inovação. “Em 2023 foram publicados 115 mil trabalhos científicos no Brasil, mas apenas 7.500 patentes foram registradas. Isso mostra que não está havendo a transformação efetiva desse conhecimento em soluções para a sociedade”, observou.

Ele defendeu a necessidade de fortalecer a relação entre universidade e setor produtivo. “O conhecimento adquirido na universidade precisa ser aplicado. Caso contrário, ele servirá apenas para preencher um currículo. A universidade precisa conversar com as empresas e criar pontes que gerem inovação e desenvolvimento”, reforçou.

                                 

Atualmente, a Uema mantém uma incubadora com 20 negócios em desenvolvimento, todos baseados em ciência e tecnologia aplicadas em diversas áreas do conhecimento.

Após a palestra, o professor Roberto Serra se reuniu, na Sala Inteligente do campus, com docentes locais para tratar sobre temas como portarias, regulamentação, política de inovação, propriedade intelectual, prestação de serviços e mecanismos institucionais de apoio à inovação. “Precisamos dar visibilidade ao que a Uema produz. Hoje, não faltam instrumentos normativos para desenvolver inovação dentro da universidade. O que falta é transformar isso em ação concreta”, concluiu.

Informações Campus Caxias



Últimas Postagens