Estudante da Uema é aprovado para estágio da Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA)
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de junho de 2025
O estudante Pietro Daniel Maia da Silva, graduando do 5º período do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), acaba de conquistar uma vaga de estágio internacional na Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA). Ele atuará na função de Partnerships Assistant (Assistente de Parcerias), em um dos mais prestigiados programas de formação diplomática do mundo.
Pietro, que também é Diretor Científico da Liga Interdisciplinar em Direitos Humanos da Uema, possui uma trajetória acadêmica destacada desde os primeiros períodos da graduação. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), com atuação no projeto “Estratégias de Guerra e Tensões Mundiais: Uma análise comparativa entre os continentes”, ainda no segundo período do curso.
Na nova função, o estudante maranhense será responsável por intermediar parcerias entre instituições de ensino de diversos países e a WFUNA. O objetivo é levar os princípios e valores das Nações Unidas ao ambiente educacional, por meio de atividades práticas, como a participação de delegações de alunos e professores em simulações oficiais da ONU, que seguem os moldes diplomáticos reais, contando, inclusive, com a presença de lideranças globais da organização.
Além das simulações, o trabalho também envolve a promoção de programas de cooperação, como a possibilidade de designar um representante da WFUNA para atuar temporariamente em instituições de ensino. Durante esse período, o representante leciona, compartilha experiências e aproxima a comunidade acadêmica das pautas e dos processos diplomáticos que regem as relações internacionais contemporâneas.
A seleção para a vaga foi bastante rigorosa e dividida em duas etapas. A primeira consistiu na análise curricular, toda em inglês, além da apresentação de uma carta de intenções específica para a vaga. Na segunda fase, os candidatos passaram por uma entrevista individual conduzida diretamente por Derek Devashreyee, coordenador global do setor de parcerias internacionais da WFUNA.
O resultado reflete a excelência do candidato e de sua formação. Pietro foi um dos dois brasileiros aprovados — o único da região Nordeste —, sendo que a outra aprovada é oriunda da região Sudeste. Ao todo, foram cerca de 20 selecionados de diferentes países, reforçando o caráter global e altamente competitivo do processo.
A conquista de Pietro Daniel representa um marco não apenas para o curso de Relações Internacionais, mas para toda a Universidade Estadual do Maranhão, ao evidenciar a capacidade dos alunos de se destacarem em cenários internacionais e de atuarem em espaços de grande relevância diplomática e educacional.
Por: Karla Álmeida