Estudantes de Ciências Biológicas do Programa Ensinar constroem herbários e promovem exposição no Polo Santa Luzia do Paruá
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de junho de 2025
No último sábado, 31 de maio, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo Santa Luzia do Paruá, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma atividade prática de grande relevância científica: a construção de herbários, como parte das atividades da disciplina Biologia Sistemática de Criptógamos, sob orientação da Profa. Me. Régilla Reis.
A proposta teve como principal objetivo registrar, conservar e estudar diferentes espécies de plantas, promovendo a aprendizagem prática e o desenvolvimento de habilidades essenciais na formação dos futuros biólogos.
De forma colaborativa, os alunos foram organizados em grupos e participaram ativamente de todas as etapas da construção dos herbários: coleta das amostras, identificação das espécies, prensagem, secagem, montagem, organização e catalogação dos exemplares. Ao final, fizeram uma exposição.
Para a professora Régilla, a atividade foi extremamente significativa para o processo de ensino-aprendizagem. “Os alunos perceberam que a confecção do herbário é uma ferramenta fundamental, pois ajuda na identificação das espécies vegetais, preserva amostras para pesquisas futuras, auxilia no ensino da botânica e da ecologia e contribui diretamente para a conservação da biodiversidade”, destacou a docente.
A acadêmica Edneia Pereira enfatizou que o herbário funciona como um verdadeiro arquivo de dados sobre a flora, sendo essencial para estudos científicos e pesquisas em botânica. “A construção do herbário fomentou em nós, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, um aprendizado prático e de visão multidisciplinar. Foi possível desenvolver conhecimentos botânicos, como identificação e classificação de plantas, além de habilidades na organização, documentação e preservação das espécies. Essa atividade também nos despertou para a importância da conservação ambiental e da biodiversidade”, destacou.
Na mesma linha, a aluna Cirlene Carvalho reforçou a importância do trabalho: “aprendemos como coletar corretamente as amostras, identificar a estrutura das plantas e, principalmente, a importância de conhecer e utilizar o nome científico das espécies. Foi uma experiência muito enriquecedora”.
A exposição dos herbários atraiu também o interesse de estudantes de outros cursos, como os acadêmicos de Letras, que puderam apreciar os trabalhos, ampliando seus próprios conhecimentos sobre a flora local e a importância da preservação ambiental.
Por: Paula Lima/Programa Ensinar