Estudantes de História do Programa Ensinar realizam visita técnica à Casa de Cultura Professor Galeno Edgar Brandes


Por em 26 de junho de 2025



No último sábado, 21 de junho, alunos do curso de Licenciatura em História do Polo Barra do Corda, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma visita técnica à Casa de Cultura Professor Galeno Edgar Brandes. A atividade foi conduzida pelo Prof. Dr. Henrique Borralho, responsável pela disciplina “História e Memória”.

A visita teve como objetivo proporcionar uma vivência prática aos estudantes, promovendo a imersão em um rico acervo histórico-cultural. Durante a ação, os participantes puderam observar, analisar e debater elementos que compõem a história e a memória da região, em um exercício de integração entre teoria e prática.

Os alunos tiveram contato direto com documentos, fotografias e objetos que compõem a memória política, econômica e cultural do município e do estado. Um dos destaques da visita foi a coleção de fotografias que retratam momentos históricos da reforma tributária e aspectos marcantes da economia local.

Segundo o professor Henrique Borralho, o acervo visitado é de grande importância para a preservação da história do Maranhão. “Fiquei particularmente impactado com a coleção de fotografias relacionadas à reforma tributária, à economia local, além dos itens presentes na biblioteca e livraria do espaço. O acervo, sem dúvida, é um dos mais importantes do estado do Maranhão e pode ser considerado, do ponto de vista museológico, um dos mais vivos e relevantes. O que torna esse trabalho ainda mais admirável é o fato de ser mantido por equipes voluntárias, comprometidas com a preservação da memória histórica e cultural da região. Enquanto em São Luís predominam museus institucionais, esse acervo em Barra do Corda se destaca como uma iniciativa independente e de grande valor”, disse ele.

Para a estudante Madalena, a experiência foi surpreendente e transformadora: “Foi uma experiência enriquecedora. Nunca imaginei encontrar tanta riqueza histórica e cultural em um único espaço”.

A atividade aproximou os estudantes do patrimônio histórico e das práticas de preservação da memória.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar



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