Pesquisa da Uema garante terceiro lugar em prêmio nacional de Produção Acadêmica do Porto do Itaqui
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 20 de junho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebrou mais um reconhecimento científico na última quarta-feira (18/06), quando a professora Ester Azevedo do Amaral, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e os técnicos do Núcleo Geoambiental (NUGEO/UEMA), Márcio Roberto Bezerra Fialho e Carlos Wendell Soares Dias, receberam o 3º lugar na categoria Produção Acadêmica do Prêmio Porto do Itaqui – FAPEMA/EMAP 2025.
O artigo premiado, intitulado “Inovação em monitoramento meteorológico: sistema de previsão com ensemble WRF para apoio à tomada de decisão no Porto do Itaqui, Nordeste do Brasil”, foi desenvolvido no âmbito do edital FAPEMA/EMAP nº 06/2022. A pesquisa apresenta um sistema regional de previsão do tempo calibrado para as condições climáticas do Porto do Itaqui, utilizando o modelo WRF (Weather Research and Forecasting). A abordagem com previsão por conjunto (ensemble) permitiu gerar produtos operacionais como mapas de precipitação, meteogramas e dados tabulares compatíveis com os sistemas da EMAP.
O estudo trouxe contribuições significativas, incluindo: Produtos operacionais como mapas de precipitação, meteogramas e dados tabulares integrados aos sistemas da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP); Sistema de alertas para eventos extremos de chuva, que será lançado em breve pelo NUGEO/UEMA para reduzir riscos hidrometeorológicos e Ampliação da infraestrutura científica com a aquisição de um computador de alta performance, elevando a capacidade de simulações meteorológicas no estado.
O reconhecimento evidencia o compromisso da Uema com pesquisas aplicadas que unem excelência acadêmica, inovação tecnológica e impacto social, alinhadas às demandas do Maranhão.
—
Publicado por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema