Seminário de Gestão Universitária da Uema tem início com debates sobre planejamento e liderança na gestão pública


Por em 25 de junho de 2025



                             

Nesta terça-feira (24), foi dado início ao Seminário de Gestão Universitária, promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O evento, realizado no Auditório do Uemanet, reúne técnicos administrativos, gestores universitários e interessados em gestão pública, com o objetivo de fortalecer conhecimentos e práticas na área.

A abertura contou com a presença do Reitor Walter Canales, que compôs a mesa de honra ao lado dos Pró-Reitores Thiago Cardoso (Proplad), Rômulo Travassos (Progep), Mônica Piccolo (Prog) e Ilka Serra (Proexae). Em seu discurso, o Reitor destacou a importância do evento para a qualificação da gestão universitária: “Este seminário fortalece a troca de experiências e o aprimoramento das nossas práticas administrativas. Agradeço à Proplad e à Progep pelo empenho na organização, bem como a todos os técnicos e gestores presentes, que demonstram o compromisso com uma universidade cada vez mais eficiente e humana”.

 

                             

A programação teve início com o painel “O papel do planejamento público no Estado do Maranhão”, mediado pelo Reitor Walter Canales e pelo Pró-Reitor Thiago Cardoso (Proplad), com palestra do Secretário-Adjunto de Planejamento e Orçamento (Seplan), Roberto Santos Matos. O debate abordou os principais desafios da gestão pública, estratégias de planejamento e ações para melhorar a administração no setor.

                             

Em seguida, o Reitor e o Pró-Reitor Rômulo Travassos (Progep) mediaram o painel “Líderes Digitais x Analógicos em uma Gestão Pública mais humana e plural”, ministrado pelo Secretário de Estado da Gestão e Assistência dos Servidores (SEAD), Guilberth Marinho Garcês, que discutiu a evolução da liderança e a importância da humanização na gestão.

                             

No período da tarde, os participantes acompanharam mais dois painéis: “Compras Públicas: Estratégias para contratações mais eficientes”, com a Secretária-Adjunta de Licitações e Compras Estratégicas (SALIC), Aline Pinheiro, e “Monitoramento das ações governamentais no contexto da Gestão Universitária”, com o Secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (SEMAG), Alberto Bastos.

                             

                             

O Seminário continua nesta quarta-feira (25) com oficinas temáticas sobre Direitos e Deveres dos Servidores, Administração Patrimonial Pública, Fiscalização de Contratos e outros temas relevantes no contexto da gestão universitária.

A Uema convida toda a comunidade acadêmica e gestores públicos a participarem deste momento de capacitação e troca de conhecimentos.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens