Uema Campus Pinheiro publica artigos científicos sobre educação especial e representatividade negra em livros acadêmicos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 3 de junho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Campus Pinheiro, publicou recentemente duas pesquisas em livros acadêmicos. Uma das obras, elaborada pela graduanda de pedagogia, Márcia Eduarda Cruz Leite, trata da dislexia e aprendizagem na infância no livro “Educação Especial e Inclusiva: perspectivas, relatos e evidências – Vol. 8”, no capítulo 5, abordando práticas pedagógicas para crianças com dificuldades na leitura.
O segundo artigo, intitulado “A Representatividade Social Negra a partir da Obra ‘Amoras’ do Autor Emicida” foi publicado no livro “Ciências Humanas e Sociedade: estudos interdisciplinares – Vol. 5”, lançado na última segunda-feira (2). O estudo, apresentado no capítulo 8, relata as vivências, vantagens e desvantagens do projeto desenvolvido em 2023 na disciplina “Prática Curricular na Dimensão Político-Social”, aplicado em uma escola municipal de Pinheiro com alunos do 5º ano do ensino fundamental. O foco foi a representação social e identitária do povo negro em suas múltiplas manifestações culturais e personalidades influentes na sociedade brasileira e mundial.
Este artigo foi elaborado pela doutoranda em História, Edilene Reis, pelas graduandas de pedagogia Dayana Costa Penha, Josenilda Mendonça Mendes, Lygia Caroline Diniz Sarges, Márcia Eduarda Cruz Leite, Taynara Campos Ribeiro, e pela pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva, Laura Mendes Trinta.
A professora Edilene Reis, destacou a importância do trabalho colaborativo na formação das estudantes. “Escrever capítulos de livros com alunas de Pedagogia foi importante e enriquecedor, tanto para mim, como professora, quanto para elas. Essa experiência contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e profissional, aprimorando habilidades de pesquisa, escrita e organização de ideias. Além disso, estimulou o pensamento crítico e a reflexão, pois as alunas aprenderam a analisar fontes e construir argumentos sólidos. Publicar um capítulo também valorizou o currículo, abrindo portas para futuras oportunidades”, disse.
Acesse os artigos nos links:
Livro- Artigo publicado Amoras
Por: Ascom/Uema, com informações do Campus Pinheiro