Uema institui primeira Casa Selo UNICEF do Brasil em parceria estratégica para municípios maranhenses
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 16 de junho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu um importante passo em sua parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Nesta segunda-feira (16), foi realizada uma reunião de alinhamento para a formalização da Casa Selo UNICEF, nova denominação do espaço que anteriormente era chamado de Casa ONU. A decisão reflete a atuação exclusiva do UNICEF no estado e consolida a Uema como sede da primeira Casa Selo UNICEF do Brasil.
Adaptação da nomenclatura:
Inicialmente projetada como Casa ONU para abrigar diversos organismos das Nações Unidas, a estrutura foi reavaliada após análise documental, que constatou que apenas o UNICEF possui representação formal no Maranhão.
“Ajustamos a nomenclatura para refletir com precisão nossa parceria. Como o UNICEF é o único órgão da ONU com atuação direta no estado, a Casa Selo UNICEF passa a ser um marco nacional, fortalecendo nosso compromisso com a infância e adolescência”, explicou a Assessora Chefe ODS da Uema, Ariadne Enes Rocha.
Função Estratégica:
A Casa Selo UNICEF será instalada no terceiro andar do prédio de História da Uema, no Centro Histórico de São Luís, e funcionará como: Ponto de gestão para recepcionar prefeitos e gestores municipais; Centro de capacitação para auxiliar os municípios maranhenses no cumprimento dos indicadores do Selo UNICEF; e referência nacional no apoio às políticas públicas para crianças e adolescentes.
Ciclo 2025/2028
A mudança coincide com o início do novo ciclo do Selo UNICEF (2025-2028), no qual todos os municípios maranhenses aderiram voluntariamente. A Uema, por meio de seu Memorando de Entendimento com o UNICEF, ampliará seu apoio técnico, especialmente em regiões onde já atua com seus campi e polos.
Esta iniciativa consolida o papel estratégico da Uema como instituição articuladora de políticas públicas, fomentando o desenvolvimento social em todo o Maranhão.
—
Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema
Fotos: Rafael Carvalho