Uema lança cursos inéditos em EaD voltados para comunidades extrativistas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 5 de junho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Uemanet, lançou ontem (03) dois cursos inéditos na modalidade Educação a Distância (EaD): Tecnologia em Recursos Pesqueiros e Tecnologia em Turismo. A iniciativa tem como público-alvo as comunidades extrativistas que comprovem pertencimento às Unidades de Conservação.
O lançamento oficial aconteceu na reserva extrativista Quilombo Frechal, no município de Mirinzal (MA), e reuniu moradores da região, representantes de organizações, autoridades da prefeitura local e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A proposta dos cursos é promover acesso ao ensino superior com foco em práticas sustentáveis e desenvolvimento territorial, respeitando os saberes tradicionais e valorizando a cultura das comunidades que vivem em áreas de conservação ambiental.
Durante o evento, também foi apresentada a oficina “Na Rota da EaD”, que tem como objetivo orientar os candidatos sobre o processo de inscrição e a elaboração da carta de intenção — etapa fundamental e obrigatória da seleção. A oficina está disponível gratuitamente no site eventos.uemanet.net.
As inscrições para os cursos devem ser feitas exclusivamente pelo site sigconcursos.uema.br até o dia 04 de julho. No momento da inscrição, é obrigatório anexar a Carta de Intenção, conforme as orientações da oficina.
Sobre o edital:
O Edital nº 12/2025-GR/UEMA oferta 600 vagas, distribuídas entre ambos os cursos. As vagas estão disponíveis nos polos localizados nos municípios de Apicum-Açu, Carutapera, Humberto de Campos e São Luís.
O processo seletivo é voltado exclusivamente para candidatos que comprovem pertencimento às seguintes Unidades de Conservação:
-
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
-
Reserva Extrativista Arapiranga Tromai
-
Reserva Extrativista Baía do Tubarão
-
Reserva Extrativista Itapetininga
-
Reserva Extrativista Marinha de Cururupu
-
Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba
-
Reserva Extrativista Quilombo Frechal
-
Reserva Extrativista Tauá-Mirim
Confira o edital na íntegra aqui [https://sigconcursos.uema.br/eventoselecionado]
Por Fernanda Araújo, do Uemanet
Fotos: Álex Nunes