Uema realiza 1º Seminário de Economia Rural com foco na curricularização da extensão nas Ciências Agrárias


Por em 25 de junho de 2025



Evento reuniu docentes e gestores para discutir práticas, desafios e construção de propostas integradas aos currículos dos cursos

O Departamento de Economia Rural do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, na manhã desta quarta-feira (25), a abertura do 1º Seminário de Economia Rural: A Curricularização da Extensão nos Cursos das Ciências Agrárias – Experiências e Desafios. O evento foi realizado na sala de metodologias ativas do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), no Campus São Luís.

A programação teve início com a palestra “Curricularização da Extensão: Conceitos e Práticas”, ministrada pelo professor Thiago Anchieta, coordenador de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae). Na ocasião, ele apresentou os fundamentos da curricularização da extensão, com base na nova resolução da Uema publicada no final do ano passado, além de destacar os caminhos para a incorporação das ações extensionistas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

“O seminário foi voltado aos professores interessados em compreender como ocorrerá o processo de curricularização da extensão, considerando a necessidade de reestruturação das matrizes curriculares e dos projetos pedagógicos à luz da nova resolução da Uema”, explicou Thiago Anchieta.

Durante a abertura, o reitor da Uema, professor Walter Canales, destacou a importância da iniciativa: “Estamos acompanhando hoje mais uma ação importante no processo de curricularização da extensão na Uema. Este seminário, promovido pelo Departamento de Economia Rural, proporciona um espaço valioso para que os professores discutam como integrar de forma efetiva as ações de extensão aos currículos dos cursos. O intuito é garantir que os alunos sejam beneficiados, seja por meio de certificados ou outras formas de reconhecimento. A Uema reconhece o protagonismo da área das Ciências Agrárias nesse processo e acredita que, com o engajamento dos docentes, estamos avançando com solidez rumo a uma extensão universitária cada vez mais fortalecida e transformadora.”

Também participaram da abertura as pró-reitoras da Uema, Ilka Serra (Proexae), Monica Piccolo (Prog); a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Ana Maria Silva de Araújo; e professores do CCA, público-alvo do seminário.

Para a professora Poliana Cardoso, chefe do Departamento de Economia Rural, o evento foi estratégico: “A curricularização da extensão é um tema central neste momento de atualização dos projetos pedagógicos. O seminário representa uma oportunidade para os professores aprofundarem seu entendimento e avançarem na implementação efetiva dessa diretriz”.

No período da tarde, será realizada a oficina participativa “Desenvolvimento de Projetos de Extensão Curricularizados”, que envolve a elaboração de propostas de extensão aplicáveis às disciplinas ou módulos dos cursos das Ciências Agrárias. As propostas devem considerar as demandas locais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sendo apresentadas ao final pelos próprios participantes.

O seminário marca um importante passo da Uema na consolidação da extensão como componente indissociável do ensino e da pesquisa, contribuindo para a formação acadêmica mais conectada com a realidade social e as demandas territoriais do Maranhão.

Por: Karla Álmeida

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens