Uema sediará grande encontro nacional de epistemologia e filosofia analítica em outubro
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 16 de junho de 2025
Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, a cidade de São Luís (MA) será palco de um dos mais relevantes encontros acadêmicos do país na área de filosofia. O evento reunirá três iniciativas já consolidadas no cenário filosófico nacional: a XII Conferência de Epistemologia Social, o V Colóquio Internacional de Epistemologia Analítica e o IV Simpósio de Lógica e Filosofia Analítica.
A programação acontecerá no Centro Histórico da capital maranhense, nas dependências da Universidade Estadual do Maranhão (Uema),nos precisamente nos prédios de Música e de Arquitetura e Urbanismo. A realização é fruto da parceria entre o GT de Epistemologia Analítica da ANPOF e o Núcleo de Estudos em Lógica e Filosofia Analítica (NELF), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Palestras, minicursos e chamada de trabalhos
O evento contará com nove palestrantes convidados e dois minicursos voltados a diferentes públicos acadêmicos. A chamada de trabalhos está aberta até o dia 14 de julho, e as inscrições para o público em geral terão início no dia 25 de julho.
Todas as informações detalhadas podem ser acessadas no site oficial do evento: https://bit.ly/SLZ_epistemologia
Minicursos: escrita filosófica e ciência cidadã
A programação inclui dois minicursos de destaque:
“Ideias para escrita filosófica”, com Profa. Veronica Campos (UFMG, FAJE)São Luís sediará grande encontro nacional de epistemologia e filosofia analítica em outubro
Promovido pelo projeto de extensão GRIFA – Grupo Interinstitucional de Filósofas Analíticas, este minicurso tem carga horária de 8 horas e é voltado a estudantes de filosofia e de outras áreas das ciências humanas, tanto da graduação quanto da pós-graduação. O objetivo é fornecer ferramentas teóricas e práticas para a produção de textos filosóficos de alta qualidade.
Durante as aulas, serão discutidos os principais tipos de pesquisa em filosofia, estratégias de redação e estruturação de textos, além de técnicas de rascunho e revisão. A proposta é ampliar a compreensão sobre os diversos formatos possíveis para apresentar resultados de pesquisa filosófica.
“Ciência cidadã: fundamentos e formulação de projetos”, com Prof. Pedro Bravo (UFABC)
Com carga horária de 4 horas, este curso é voltado a professores do ensino médio interessados em aplicar conceitos de ciência cidadã em sala de aula. A iniciativa é promovida em parceria com o Instituto Nacional de Ciência Cidadã. A atividade abordará os fundamentos teóricos da ciência cidadã, sua história e impacto educacional, além de oferecer apoio prático para a criação de projetos escolares com base em experiências nacionais e internacionais.