Uema fortalece conexões internacionais em missão de inovação em Portugal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 2 de julho de 2025
O professor Roberto Serra, diretor da Agência Marandu, representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na Missão Portugal da Anprotec, visitou o ecossistema de inovação português com passagem por importantes hubs: a UBI Medical, na cidade da Covilhã, e a Incubadora A Praça, no Fundão foram suas primeiras paradas.
Visitou também a Creative Science Park – PCI, na região de Aveiro, que é um polo que integra universidades, empresas e centros de pesquisa para promover a transferência de conhecimento e inovação aplicada. A Universidade de Aveiro, principal articuladora do espaço, sinalizou abertura para futuras parcerias com a Uema. Além disso, esteve no Porto Digital Europa, iniciativa do Porto Digital de Recife voltada à inserção de empresas brasileiras no ecossistema europeu, com base estratégica em Portugal.
O professor Roberto Serra teve ainda a oportunidade de conhecer o Biocant Park, localizado em Cantanhede. Trata-se do principal parque de biotecnologia de Portugal. O Biocant abriga startups, centros de pesquisa e empresas inovadoras, sendo uma extensão do potencial científico da Universidade de Coimbra na promoção da bioeconomia e da inovação em saúde, meio ambiente e agroindústria.
Outro ponto foi o Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra também, um dos mais bem-sucedidos centros de inovação da Europa.
O ciclo de visitas da missão internacional liderada pela Anprotec em Portugal, fortaleceu conexões estratégicas para o ecossistema de inovação do Maranhão e para as empresas de base científica e tecnológica da Incubadora Uema.
As duas últimas visitas foram à Startup Leiria, uma incubadora e aceleradora que se destaca pelo suporte a startups nas áreas de tecnologia, indústria criativa e sustentabilidade. Para finalizar a missão Portugal a última parada se deu no Parque de Ciência e Tecnologia, na cidade de Abrantes, o TagusValley, referência na promoção da inovação voltada ao fortalecimento dos setores agroindustrial, tecnológico e alimentar. O parque combina incubadora, laboratórios e centros de desenvolvimento, atuando na conexão entre ciência, empresas e desenvolvimento regional.
O professor Roberto Serra finalizou sua participação na missão com o compromisso renovado de ampliar redes e consolidar oportunidades para a internacionalização e fortalecimento dos negócios de base científica e tecnológica do Maranhão.
Informações Agência Marandu