Aberto seletivo para Curso de Serviço Social voltado a pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de julho de 2025
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está com inscrições abertas, até o dia 20 de julho, para o Processo Seletivo Simplificado que visa o preenchimento de vagas remanescentes do Programa de Formação Superior para Pessoas Privadas de Liberdade (ProPPL). A iniciativa integra a política de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior, oferecendo uma nova oportunidade de formação acadêmica a mulheres em cumprimento de pena e a egressos(as) do sistema penitenciário maranhense.
Podem se candidatar a este processo seletivo apenas pessoas que estejam atualmente em cumprimento de pena na Unidade Prisional Feminina de São Luís ou que sejam egressas do sistema prisional do Maranhão. São consideradas egressas as pessoas que já cumpriram pena, total ou parcialmente, em regime fechado ou semiaberto, ou que tenham permanecido presas provisoriamente por mais de seis meses. Essa condição será verificada pela Secretaria de Administração Penitenciária durante a análise das inscrições.
De acordo com o Edital nº 64/2025-GR/UEMA, são ofertadas quatro vagas para o curso de graduação em Serviço Social, na modalidade presencial, distribuídas em duas turmas. Uma delas será realizada no Complexo Penitenciário de São Luís e é destinada exclusivamente a mulheres privadas de liberdade. A outra ocorrerá no prédio do Curso de História da UEMA, localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico da capital, sendo voltada exclusivamente a egressos(as) do sistema prisional do Maranhão.
Para participar, os(as) candidatos(as) devem ter concluído o ensino médio e podem concorrer utilizando a nota do ENEM (edições de 2020 a 2024), do Encceja ou do Histórico Escolar do Ensino Médio. O processo de seleção é totalmente gratuito e não exige prova. No entanto, é necessário preencher todos os dados corretamente e anexar a documentação exigida no ato da inscrição, disponível no site oficial do ProPPL: https://proppl.uema.br.
As inscrições devem ser feitas online, por meio do cadastro no site, acessando o evento “Processo Seletivo ProPPL 2025”. Após o encerramento das inscrições, o resultado final será divulgado no dia 31 de julho. O início das aulas está previsto para o dia 8 de agosto.
Por: Virginia Chuvas/Sucons