Acadêmicos de Enfermagem da Uema Campus Bacabal realizam visita técnica ao Hospital da Ilha e à Escola de Saúde do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 29 de julho de 2025
Na última sexta-feira, 25 de julho de 2025, os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Bacabal, participaram de uma importante visita técnica à Escola de Saúde do Governo do Maranhão e ao Hospital da Ilha, em São Luís. A atividade teve como objetivo proporcionar vivências práticas e aprofundar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento de instituições de saúde de referência no estado.
A programação iniciou na Escola de Saúde do Governo, onde os alunos foram recebidos por representantes dos setores administrativos responsáveis pela gestão de estágios, visitas técnicas e convênios. O momento foi essencial para que os futuros enfermeiros compreendessem os bastidores da formação prática e os mecanismos que viabilizam o aprendizado em campo nas unidades de saúde estaduais.
Na sequência, o grupo foi ao Hospital da Ilha, onde foi recepcionado por Julianne Leão, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP). A enfermeira Viviane, membro da equipe do NEP destacou que durante a visita, os acadêmicos puderam conhecer de perto a estrutura física e organizacional do hospital, incluindo as três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a Unidade de Tratamento de Queimados, o setor de oxigenoterapia hiperbárica, além dos fluxogramas e protocolos clínicos, como o protocolo de AVC.
Também foram apresentados o organograma da instituição e as especialidades oferecidas no ambulatório, como cirurgia de cabeça e pescoço, bucomaxilofacial, mastologia, ginecologia cirúrgica, ortopedia, urologia e o ambulatório de queimados. Os estudantes puderam observar, na prática, a atuação da equipe multiprofissional e a importância da assistência pautada na promoção da qualidade de vida do paciente.
A professora Rozilma Soares Bauer, responsável pela disciplina de Infecção Hospitalar e idealizadora da visita, destacou a relevância do momento para a formação dos alunos: “Era um anseio dos estudantes e também meu, enquanto docente, proporcionar essa experiência. Hoje conseguimos concretizá-la com o apoio de uma equipe maravilhosa. Agradecemos ao Estado por manter um hospital tão bem estruturado, que se mostra como referência e acessível à população do Maranhão”, afirmou.
Segundo Nádia Lima Bispo, aluna do 6º período, a experiência foi essencial para reforçar os conhecimentos adquiridos em sala e entender a aplicabilidade das teorias: “Foi de suma importância, pois nos aproximou da realidade da profissão e nos motivou ainda mais a seguir na área com compromisso e dedicação”, disse.
Pedro Lucas Oliveira, também do 6º período, destacou a mudança de percepção proporcionada pela imersão no ambiente hospitalar: “Ver a atuação da enfermagem em diferentes setores nos fez entender a dimensão e a diversidade da nossa profissão. Saímos daqui com uma nova visão sobre a nossa futura prática profissional”.
A atividade contou ainda com o apoio da equipe do Hospital da Ilha e da administração da Uema, especialmente do reitor Walter Canales, que viabilizou a visita. A ação evidencia o esforço institucional para aproximar os estudantes das vivências reais do cotidiano da saúde, contribuindo para a construção de profissionais mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade.
Por: Karla Álmeida
Fotos: Luis Paulo




