Alunos de Geografia do Programa Ensinar realizam aula de campo para coleta e análise de solos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 8 de julho de 2025
Alunos do curso de Geografia do Polo Magalhães de Almeida, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula de campo voltada para a coleta e estudo de solos em diferentes ambientes do município. A atividade foi realizada em áreas urbanas e em locais próximos à margem do rio Parnaíba, com o objetivo de conhecer as características físicas dos solos e entender sua importância na interpretação da paisagem geomorfológica e no planejamento de obras e construções seguras.
A atividade foi orientada pelo professor Cláudio de Castro, da disciplina de Pedologia, que destacou o valor prático da experiência para os futuros professores de Geografia. Segundo ele, o estudo detalhado dos solos é essencial para planejar o uso adequado da terra e evitar riscos às construções e à população. “A experiência possibilita a compreensão completa do solo, conhecimento indispensável para a implantação de qualquer atividade humana ou construção de infraestruturas, além de demonstrar como os solos se formam a partir dos processos geológicos e formadores do relevo”, explicou o professor.
Durante o trabalho, os alunos classificaram os solos de cada localidade observada, relacionando suas características com a ocupação humana e levantando problemas e soluções para o uso da terra de forma sustentável. Para as análises, o solo foi retirado em perfis de até um metro de profundidade, com amostras coletadas a cada 20 centímetros e armazenadas em caixas de coleta. Posteriormente, essas amostras serão peneiradas para avaliação da porcentagem de areia, silte e argila.
A aula de campo também foi um momento de reflexão para os alunos sobre os riscos de ocupações em áreas de encostas e morros. Eles relembraram um episódio trágico ocorrido no local, conhecido pelos moradores como morro da “Preguiça” ou da “Laura”, onde um desmoronamento de solo provocou mortes. Segundo os participantes, a atividade ajudou a entender melhor as causas de tais eventos e reforçou a necessidade de planejamento urbano atento às condições do relevo e do solo.
A ideia foi aproximar os estudantes de sua realidade local, aliando teoria e prática na formação de professores.
Por: Paula Lima/Programa Ensinar