Alunos de Pedagogia do Campus Bacabal realizam atividade de ressocialização em unidade prisional


Por em 22 de julho de 2025



 

                             

Os acadêmicos do 2º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Bacabal, desenvolveram uma ação extensionista na Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal (UPRB), localizada no povoado Piratininga. A atividade, realizada sob a orientação da professora doutoranda Lindoracy Santos, teve como objetivo promover práticas educativas que contribuam para a reintegração social de indivíduos privados de liberdade, reforçando o compromisso da universidade com a cidadania ativa e a inclusão.
A iniciativa contou com o apoio da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Prof.ª Dra. Ilka Serra, que destacou a relevância do curso de Pedagogia em ações como essa.

A Diretora do Campus Bacabal, Prof.ª Rosemary Soares, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Francimeire Martins, também enalteceram a iniciativa, ressaltando a importância da pedagogia carcerária como ferramenta de transformação e conscientização da sociedade sobre a necessidade de políticas de inclusão.

                             

Recepcionados pelos diretores da UPRB, M. Ferreira e Afonso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de interagir com 20 apenados, abordando temas como:

1. O poder da mudança: Sempre é tempo de recomeçar
2. O poder da resiliência: Levantar-se e seguir em frente
3. Renovando sonhos e propósitos, mesmo em meio às dificuldades

Os participantes demonstraram grande interesse, fazendo questionamentos e compartilhando experiências. Independentemente dos delitos cometidos, todos receberam mensagens de acolhimento e esperança, reforçando a ideia de que a educação pode ser um caminho para a reconstrução de vidas.

A professora Lindoracy Santos, coordenadora da ação, destacou o papel da universidade na construção de uma sociedade mais justa. “A Uema tem uma responsabilidade social, política e humanística. Através da pedagogia, podemos contribuir para a ressignificação de vidas, fortalecendo a autoestima e abrindo novas perspectivas para quem está em processo de ressocialização”, afirmou.

                             

A atividade reforça o compromisso da Uema com a extensão universitária, mostrando que a educação é uma ferramenta poderosa na promoção da dignidade humana e na construção de um futuro mais inclusivo.

 

__
Texto: Ascom/Uema, com informações do Campus Bacabal



Últimas Postagens