Aula de campo leva alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar ao Quilombo Juçaral dos Pretos para vivência interdisciplinar e cultural
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de julho de 2025

Alunos do curso de Ciências Biológicas do Polo Axixá, do Programa Ensinar/Uema, participaram de uma aula prática de campo na comunidade quilombola Juçaral dos Pretos, localizada no município de Presidente Juscelino (MA). A atividade foi orientada pela professora Hamanda Soares e integrou os conteúdos da disciplina Metodologia do Ensino de Biologia.
Com o objetivo de promover uma experiência interdisciplinar e contextualizada, a aula foi planejada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Resolução CNE/CEB nº 8/2012) e na Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A proposta foi unir o ensino de biologia aos saberes ecológicos tradicionais, valorizando a cultura e a realidade da comunidade quilombola.

A programação da aula incluiu uma roda de conversa com lideranças locais, na qual foram apresentados aspectos da vida comunitária, da espiritualidade, dos saberes tradicionais, da educação e do atendimento à saúde. Após o diálogo inicial, os alunos realizaram uma caminhada de observação pelo território, identificando espécies e interações ecológicas locais. A vivência foi encerrada com uma apresentação cultural de Tambor de Crioula e uma roda de côco, momentos em que os estudantes também participaram ativamente, cantando e dançando com os moradores.
Para a professora Hamanda Soares, a atividade foi fundamental para ampliar o olhar dos futuros professores de biologia. “Aulas como essas têm a importância de despertar nos nossos alunos um olhar crítico e interdisciplinar no desempenho de suas práticas. Compreender a diversidade dos povos do estado é essencial para a contextualização da educação escolar em diferentes espaços. Foi uma experiência enriquecedora, que fortalece o capital cultural dos nossos estudantes”, destacou.
A professora também ressaltou a participação ativa da turma, enfatizando a organização e o engajamento dos alunos. A logística da atividade contou com o apoio de uma das discentes, que já atuou como professora na escola da comunidade, o que facilitou a articulação e acolhida.
A aluna Mayra da Silva Santos relatou a experiência com entusiasmo: “A aula de campo foi bastante enriquecedora. Fomos muito bem recebidos pela comunidade, que compartilhou sua história, crenças e vivências. Estar ali, dentro do quilombo, convivendo e participando das manifestações culturais, foi algo muito marcante. Participamos da dança do coco, do tambor de crioula, e percebemos o quanto essa cultura é linda e, infelizmente, muitas vezes negada por preconceito — até mesmo dentro da própria comunidade. Foi uma vivência que nos fez refletir sobre identidade, pertencimento e valorização das nossas origens”.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar