Campus Caxias realiza IV EPEGEO+ com foco em educação geográfica e mudanças climáticas
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 1 de julho de 2025
Nos dias 26 e 27 de junho, o Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) sediou o IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – EPEGEO+, que teve como tema central “Educação Geográfica e Questões Ambientais: Formando Cidadãos para os Desafios da COP 30”. O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Geografia Professor Josafá Ribeiro, em parceria com o curso de Geografia da Uema e com apoio da Direção do campus. A coordenação geral foi da professora Ângela Vieira.
Com uma programação diversificada, o EPEGEO+ reuniu palestras, minicursos e apresentações de trabalhos acadêmicos realizados no Auditório Leôncio Magno e em salas da instituição. O objetivo foi proporcionar um espaço de discussão sobre as questões ambientais e o papel da educação geográfica na formação cidadã, especialmente diante dos desafios globais que serão debatidos na COP 30, marcada para ocorrer este ano em Belém (PA).
Na abertura do evento, o diretor do curso de Geografia, Prof. Dr. Jorge Martins, destacou a consolidação do encontro: “Ano após ano, o EPEGEO+ vem possibilitando encontros de acadêmicos do Campus Caxias com os de outros estados. Desejo a todos um bom encontro e que usufruam do que for apresentado. Sejam bem-vindos!”.
Representando a Direção do Campus, o Prof. Me. Manoel Barradas também falou aos participantes: “Estou orgulhoso por dar minha contribuição para este evento. Aposto em vocês as minhas fichas. Não existe orgulho maior para um professor do que ver seus alunos superá-los. Nosso campus é a maior referência em toda a Uema. Parabéns para vocês!”.
O presidente do Centro Acadêmico, Manoel Morais, reforçou a relevância do encontro para a região: “Um evento como o EPEGEO+ é de extrema importância para o desenvolvimento científico da Região dos Cocais. Tivemos uma temática especialmente necessária, abordando a COP 30 e as mudanças climáticas, além de promover a integração entre estudantes e pesquisadores”.
A programação contou com palestrantes de instituições renomadas que abordaram temas relacionados à crise climática, políticas públicas e o papel da educação.
A Profa. Dra. Edivânia de Araújo Lima (UFPI) abriu o ciclo de palestras com o tema “Crise Climática e os Desafios Impostos por ela”, chamando atenção para os eventos extremos e os pontos de virada já atingidos no planeta:“O planeta possui sete pontos de mudanças severas e cinco já foram atingidos. Precisamos entender que mudança climática é permanente, não há retorno ao estado original”.
O Prof. Dr. Ivamauro Ailton de Sousa Silva (UFPA) abordou o tema “Questões ambientais e Educação Geográfica”, relacionando-o com a COP 30 e a realidade das comunidades tradicionais:“As mudanças climáticas são seletivas, afetam mais os vulneráveis. A universidade precisa se aproximar das comunidades e combater o negacionismo científico”.
A Profa. Dra. Quésia Duarte da Silva (Uema) falou sobre os “Impactos socioeconômicos das mudanças climáticas em populações vulneráveis”:“Como falar em sustentabilidade dentro de um sistema que prioriza apenas o lucro? Os acordos climáticos têm limitações, e os mais pobres continuam sendo os mais atingidos pelas tragédias climáticas”.
Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho, Diretor de Prevenção e Mitigação da SEDEC-PI, encerrou o ciclo de palestras destacando o papel da educação e da prevenção:“O termômetro não tem filiação partidária. A prevenção precisa começar pela escola e pela universidade. Não podemos esperar pela tragédia para agir”.
Ao final do evento, os melhores trabalhos acadêmicos apresentados foram premiados, evidenciando a diversidade e profundidade das pesquisas desenvolvidas por estudantes da Uema e de outras instituições. Os destaques foram:
“Narrativas ambientais por meio do Anime: um olhar crítico sobre Princesa Mononoke na disciplina de Geografia” (Ceti Prof. Pinheiro Machado – PI), de Willamy Campelo da Silva; Rafael Leal dos Santos Oliveira; Priscila de Melo Pessoa Oliveira e Bartira Araújo da Silva Viana.
“O reaproveitamento da água dos bebedouros: uma prática sustentável no C.E.F. Manoel Burgos” (Timbiras – MA), de Elinalva Oliveira Lima; Matheus Alves de Medeiros Silva e Priscila de Melo Pessoa Oliveira.
“Relações entre variabilidade climática e a cobertura vegetal na Bacia Hidrográfica do Riacho Itararé” (Teresina – PI), de Vítor Gabriel Machado Nunes; Matheus Henrique da Silva Galvão; Lucas dos Reis Santos; Profa. Dra. Roneide dos Santos Sousa.
“Programa Minha Casa Minha Vida e a reprodução do espaço urbano em Caxias (MA) na última década”, de Mateus Dutra da Silva e Jorge Martins Filho.
“As diferentes paisagens da Bacia Hidrográfica do Rio Camurupim” (litoral do PI), de Francisco Kawan Rocha Bacelar; Alyson Mota Sousa; Vanderson Viana Rodrigues e Roneide dos Santos Sousa.
“Produção primária bruta de carbono em área de vegetação nativa: uma análise biometeorológica no Parque Nacional de Sete Cidades – PI”, de Sabryna Stefany de Amorim Lira; Pedro Arthur Santos do Nascimento Lima; Edivânia de Araújo Lima e Gabriel Siqueira Tavares Fernandes.
O IV EPEGEO+ consolidou-se como um espaço essencial de construção do conhecimento geográfico e de reflexão sobre os grandes desafios ambientais do presente. Ao reunir estudantes, docentes e pesquisadores em torno de temas urgentes como as mudanças climáticas e a justiça ambiental, o evento reafirma o papel transformador da universidade na sociedade.
Por: Karla Álmeida/Informações do Campus Caxias