Campus Grajaú sedia atendimento presencial da Defensoria Pública da União e reforça compromisso com a inclusão social


Por em 16 de julho de 2025



                                 

O Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) passou a sediar, de forma permanente, o atendimento presencial da Defensoria Pública da União (DPU), por meio do Núcleo Regional de Interiorização. A iniciativa representa um avanço significativo no acesso à justiça para a população do município, especialmente para aqueles que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular.

A presença da DPU nas instalações da Uema reforça o papel social da universidade como promotora da cidadania, inclusão e garantia de direitos. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na Rua da Mangueira, s/n, Bairro Rodoviário, sede do Campus Grajaú.

O serviço oferecido pela Defensoria Pública da União abrange uma ampla gama de demandas jurídicas relacionadas à União e instituições federais. Entre os atendimentos disponíveis estão orientações e ações envolvendo programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, BPC/LOAS, além de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadoria (inclusive rural), salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte e seguro defeso.

A população também pode buscar apoio jurídico em áreas como saúde, educação, moradia e demais direitos fundamentais. A atuação da DPU no campus da Uema garante não apenas o acesso à justiça, mas também incentiva o fortalecimento da cidadania ativa e da educação em direitos no interior do Maranhão.

A parceria entre a Uema e a DPU integra o esforço conjunto de instituições públicas para promover a justiça social e ampliar a presença do Estado onde ela é mais necessária. Além de facilitar o atendimento à população, a iniciativa contribui para a formação acadêmica de estudantes da universidade, ao proporcionar um ambiente de aprendizado prático e compromisso com a realidade social local.

Com essa iniciativa, Grajaú passa a integrar a política de interiorização da DPU, ampliando o acesso à justiça no interior do Maranhão. Ao sediar esse atendimento, a Uema demonstra seu compromisso com a responsabilidade social, promovendo inclusão, cidadania e o fortalecimento dos direitos no âmbito regional.

Por: Karla Álmeida



Últimas Postagens