Campus Pedreiras realiza I Seminário Internacional sobre Diversidade e Políticas Linguísticas com presença de convidados internacionais


Por em 17 de julho de 2025



                             

Nos dias 14 e 15 de julho de 2025, o Campus Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou o I Seminário Internacional sobre Diversidade e Políticas Linguísticas (SISDPOL), evento promovido pelo projeto de pesquisa “Diversidade Linguísticas e Culturais de Comunidades Tradicionais do Maranhão”, sob a coordenação do professor Dr. José Antônio Vieira.

Com apoio financeiro do edital de eventos da Proexae e da Reitoria da Uema, o seminário reuniu especialistas nacionais e internacionais em torno de discussões sobre a valorização das línguas e saberes culturais de povos tradicionais, promovendo um espaço plural de troca de conhecimentos e fortalecimento de políticas linguísticas inclusivas.

                         

A programação contou com a participação de dois professores angolanos, uma professora paraguaia, um professor da Universidade de São Paulo (USP), além de representantes institucionais como o magnífico reitor da Uema, Walter Canales a pró-reitora de Extensão da Uema, Ilka Serra, além da representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, docentes de diversos campi da Uema e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Durante o evento, foram promovidas mesas-redondas, oficinas de línguas indígenas e da língua angolana Kibundo, bem como debates sobre o reconhecimento e a valorização das comunidades linguísticas e culturais do Maranhão, do Brasil e de outros países. O ponto alto da programação foi o ato de assinatura de um termo de cooperação internacional entre a Uema, Ufma e o Instituto de Educação Superior Raul Peña, de Assunção, no Paraguai, reforçando o compromisso institucional com a internacionalização e o intercâmbio acadêmico.

                         

Para o professor Dr. José Antônio Vieira, o SISDPOL representa um marco institucional na consolidação de políticas linguísticas voltadas à diversidade. “Esse evento garante a criação de um espaço importante dentro da Uema, que, em conjunto com a Reitoria e toda a comunidade acadêmica, valoriza e institucionaliza o debate sobre as múltiplas expressões linguísticas e culturais presentes no Maranhão e além de suas fronteiras”, ressaltou.

                         

                         

                         

                         

Por: Karla Álmeida



Últimas Postagens