Campus Pinheiro realiza I Mostra Extensionista com debates, oficinas e interação com a comunidade


Por em 2 de julho de 2025



                   

Nos dias 17 e 18 de junho, o Campus Pinheiro da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou a I Mostra Extensionista do Campus Pinheiro (MECPHO), sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos Junior e a colaboração dos professores Dr. Eanes Correia e Dra. Suelen Ferreira. Com o tema “O papel da extensão universitária como ferramenta de democratização do ensino superior e inclusão social”, o evento reuniu docentes e discentes dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, promovendo reflexões, troca de conhecimentos e ações práticas junto à comunidade.

A MECPHO foi dividida em três momentos principais. O primeiro contou com palestras que trouxeram reflexões essenciais sobre a extensão universitária. A Profa. Dra. Camila Magalhães Silva, pró-reitora adjunta da Proexae, abriu o evento com a palestra “O papel da curricularização na extensão universitária”. Em seguida, o Prof. Dr. Thiago Anchieta, coordenador de Extensão da Uema, discutiu “Ações de extensão universitária da Uema vistas como um pacto de proteção socioambiental e oportunidades de melhorias na qualidade de vida do povo maranhense”. Finalizando o ciclo de palestras, o Prof. Dr. Marcondes Lima abordou os “Contributos da educação das relações étnico-raciais para a comunidade local”.

No segundo momento, os participantes se envolveram em quatro oficinas, que exploraram temas variados nas áreas de Biologia e Pedagogia, incentivando a troca de experiências e o aprendizado coletivo.

                   

Extensão na prática: Uema nas ruas de Pinheiro

O terceiro momento levou a extensão para além dos muros da universidade. No dia 18, a Praça da Família, no centro de Pinheiro, recebeu estandes montados por discentes e docentes, que apresentaram materiais e experiências desenvolvidos ao longo do semestre 2025.1. A ação permitiu que a população local interagisse com os projetos, reforçando o vínculo entre a universidade e a sociedade.

Para o Prof. Dr. Luiz Carlos, coordenador geral do evento, a MECPHO foi um marco importante no campus Pinheiro: “Foi emocionante ver nossos estudantes se apropriando do espaço da universidade e levando com tanto orgulho o que produzem para fora dela. A extensão nos aproxima das pessoas, das realidades locais, e mostra que a universidade pública tem um papel transformador na vida das comunidades.”

A I Mostra Extensionista do Campus Pinheiro reforça o compromisso da Uema com a educação popular, a inclusão social e a integração entre conhecimento acadêmico e demandas da sociedade. O sucesso do evento abre caminho para novas edições, consolidando a extensão como eixo fundamental da formação universitária.

                   

Texto: Ascom/Uema, com informações do Campus Pinheiro



Últimas Postagens