Curso de Letras do Campus Caxias realiza Mostra Interdisciplinar de Linguagens


Por em 14 de julho de 2025



                         

Foi realizada pelo Curso de Letras, nos dias 8 e 9 de julho, no Auditório Leôncio Magno, Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Mostra Interdisciplinar de Linguagens. A atividade envolveu 6 disciplinas do Curso de Letras: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa; Expressão Oral e Escrita em Língua Inglesa- Inglês Avançado; Leitura e Produção de Texto; Literatura Portuguesa das Origens ao Realismo; Teoria Literária e Literatura Infanto juvenil.

O evento foi coordenado pelos professores ministrantes das citadas disciplinas: Elizeu Arruda de Sousa; Marinalva Aguiar Teixeira Rocha; Rosângela Veloso da Silva e Solange Santana Guimarães Morais. O objetivo foi socializar os resultados de ações metodológicas desenvolvidas nas disciplinas que integraram a Mostra Interdisciplinar, revelando os produtos construídos pelos discentes e demonstrando possibilidades de inter-relacionar conteúdos com ações criativas, interativas e lúdicas.

                         

Na tarde do dia 8, ocorreu a Exposição “Memórias de Leitura”, em que alunos relataram seus primeiros contatos com a leitura e como isso influenciou suas vidas.

Maria da Conceição Pereira Marinho, uma das participantes da exposição e acadêmica do 1º período, fez uso da palavra: “A Mostra é importante, pois traz memórias de nossas leituras, do que havíamos, não esquecido, mas guardado. Não imaginei que ia mexer tanto conosco, rememorei minha mãe, uma grande incentivadora. Ela me criou no meio de livros e revistas. Letras é minha segunda graduação, a outra é Pedagogia, e esse é um mundo novo, estou entrando no mundo das obras literárias. A gente vai despertando e meu coração está me chamando para a área da Linguística. Parabenizo a Uema pelos incentivos que oferece aos alunos”, revelou a discente.

Outro participante foi Geovane Araújo, também do 1º período, que disse: “O ponto importante dessa ação é que, enquanto escrevíamos o memorial, tivemos lembranças de nossa infância e o que passamos para chegar até aqui. Lembramos de professores, tarefas da infância e adolescência. A primeira obra que me despertou para a leitura, aos 14, 15 anos, foi “Capitães de Areia”, que li no Ensino Fundamental. Foi um livro que me mostrou a desigualdade social, me fez pensar sobre essa situação”, destacou.

                           

Em seguida, houve a apresentação de dois musicais com alunos de Letras/Inglês: “The Greatest Show” e o outro foi “Bohemian Rhapsody” (da banda Queen). Também foi apresentado um teatro de bonecos, a recitação de poesias e a peça “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

Na tarde do dia 9, foram expostas maquetes em um dos pavilhões, cada uma retratando a cena de uma obra escrita no período medieval, com os acadêmicos vestidos com roupas que remetiam à época. As obras foram: “Romeu e Julieta”; “Dom Quixote”; “Odisséia”; “Escola de Mulheres”; “A Divina Comédia” e “Hamlet”. Outros alunos de Letras/Inglês apresentaram suas Memórias de Leitura.

A acadêmica Sâmia Larissa, do 1º período, se manifestou: “É uma experiência única, são várias obras importantes citadas pelos meus colegas. Tenho certeza que cada um deu o seu melhor. Aqui retratamos a “Odisséia”, de Homero, conta a história de Ulisses, rei de Ítaca, no momento em que ele retorna para Ítaca após a Guerra de Tróia. Ele faz esse caminho pelo mar, com vários desafios, como monstros mitológicos, até chegar em casa”, ressaltou.

                         

À noite, no auditório, foram exibidos vídeos sobre o tema Trovadorismo, materiais produzidos pelos alunos do 3º período.

O professor Elizeu Arruda destacou que “a Mostra revelou-se como uma oportunidade salutar de os acadêmicos apresentarem suas potencialidades em diversos âmbitos como: leitura, escrita, arte e expressividade oral. Os discentes envolvidos puderam transformar os conhecimentos adquiridos durante as aulas em ações concretas de teor educativo e artístico de grande relevância. A aprendizagem e a formação humana ganham consideravelmente com tais iniciativas interdisciplinares”, enfatizou.

Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias



Últimas Postagens