Diretora do Campus Itapecuru Mirim recebe título de Cidadã Itapecuruense
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de julho de 2025
Professora Thallita Serra é homenageada por sua contribuição à educação e ao desenvolvimento do município
Em reconhecimento à sua atuação dedicada à educação superior e ao fortalecimento institucional da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no município, a professora Thallita Serra, diretora do Campus Itapecuru Mirim, recebeu o título de Cidadã Itapecuruense durante solenidade realizada nesta semana.
A cerimônia contou com a presença de parlamentares, lideranças políticas locais e representantes da sociedade civil, e fez parte de uma programação especial voltada à entrega de honrarias a personalidades que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento de Itapecuru e do Maranhão.
Em seu discurso de agradecimento, a professora Thallita expressou profunda gratidão e emoção pelo reconhecimento, destacando o vínculo construído com a cidade ao longo de sua trajetória acadêmica e institucional:
“Fazer parte da cultura, da história e das riquezas desta cidade, de grandes poetas e poetisas, que carrega em seu nome o rio de uma beleza inconfundível e própria, me torna grata e ainda mais encorajada para novos desafios. Cada gesto, cada sorriso, cada palavra de apoio, cada amizade contribuíram para que me sentisse em casa”, afirmou.
A diretora destacou ainda que o título representa mais do que uma homenagem pessoal, é um compromisso público de continuar levando o nome da Uema aos maranhenses e itapecuruenses que veem na educação superior um caminho de transformação:
“Esse título é mais que um símbolo; é o compromisso que assumo e reafirmo perante vocês e a Universidade Estadual do Maranhão em continuar desempenhando o meu papel e o meu ofício de levar o nome da Uema para todos os maranhenses e itapecuruenses que buscam, através da educação superior, novas oportunidades e transformação social.”
A homenagem ocorreu próximo ao aniversário de 155 anos de emancipação política de Itapecuru Mirim, e, ao final, a professora Thallita agradeceu:
“Parabéns, Itapecuru, pelos seus 155 anos de história. E obrigada por este presente de aniversário.”
A concessão do título de cidadania é um gesto simbólico, mas de grande valor institucional e afetivo, e representa a importância da Uema no interior do estado como agente de desenvolvimento educacional, social e cultural.
Por: Karla Álmeida