Representantes da Receita Federal do Maranhão visitam à Uema e discutem parceria


Por em 30 de julho de 2025



                                                                   

Visando discutir Cidadania Fiscal com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Dr. Carlos Eduardo França, delegado da Receita Federal no Maranhão, visitou o Campus Paulo VI, nessa terça-feira, 29, e foi recebido pelo reitor Walter Canales no gabinete da Reitoria.

A reunião contou com a presença do diretor do CCT, professor Fernando Lima, da representante da Proexae, professora Eliza Flora, do chefe de gabinete da Reitoria, professor José Sampaio Júnior, do delegado adjunto da Receita Federal, José Fernandes, da representante da RF e da Uema, professora Nazaré Barros, do professor do curso de Engenharia de Produção, Jorge França, e dos assessores da Uema, Amanda Maya Rosa Gaioso, Jefferson Fernando e Flávia Kusaba.

                                                                   

O projeto apresentado pelo delegado Carlos Eduardo é uma iniciativa em que se pretende construir uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, no sentido de implantar os subprojetos: Extensão Universitária, Núcleo de Apoio Contábio Fiscal, Receita de Transformação, e Sou Cidadão Solidário, junto aos estudantes dos diversos cursos da Uema na capital e no interior.

Para o delegado, a ideia é fechar um acordo de cooperação, objetivando desenvolver ações de cidadania fiscal, em especial, o Núcleo de Apoio Fiscal e Receita de Transformação. “A parceria pode alcançar todos os cursos, principalmente os de licenciatura”, informa Eduardo.

                                                                   

O reitor Walter Canales explica que a parceria com Receita Federal, por meio da Delegacia do Maranhão, é uma iniciativa importante para a comunidade acadêmica da Uema. “Ouvimos os representantes da RF no Maranhão, na pessoa do delegado Carlos Eduardo, que nos apresentou várias ações que podem ser desenvolvidas na universidade. Já temos o Núcleo de Assessoramento Fiscal funcionando em Timon e pretendemos ampliar esta parceria para Codó, para fortalecer o curso de Ciências Contábeis, mas almejamos, ainda, buscar outras ações voltadas para a extensão”, disse o reitor.

O professor acrescentou que a intenção é melhorar a curricularização na área da extensão, o que faz com que a Uema tenha mais ações que podem ser absorvidas pelos cursos, no sentido de cumprir o percentual de 10% da curricularização nesse setor da Uema.

                                                                   

A Receita Federal informa

A Cidadania Fiscal está presente em todas as ações da Receita Federal, atua como um importante instrumento de aproximação entre o Estado e a sociedade, visando promover:

 

Por Alcindo Barros

Fotografias: Luís Paulo

 



Últimas Postagens