Seminário de Currículos promove imersão transformadora no Polo Brejo do Programa Ensinar
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 24 de julho de 2025

Alunos de Química do Polo Brejo vivenciaram uma experiência marcante com a realização do Seminário de Currículos, sob a orientação da Profa. doutoranda Lindoracy Santos.
Durante as aulas, a professora abordou o currículo como instrumento fundamental de organização e implementação das aprendizagens nas redes de ensino, destacando aspectos essenciais como a curricularização dos componentes que compõem os cursos da Uema, o currículo oculto e a importância do DCTMA (Documento Curricular do Território Maranhense) na construção de uma educação contextualizada e plural.
“O seminário de encerramento da disciplina foi um momento de imersão profunda em temas atuais e essenciais da educação, com apresentações realizadas pelos próprios acadêmicos, em um percurso metodológico de excelência”, disse a professora.

Entre os temas discutidos, destacaram-se: A BNCC e o currículo nas escolas do Brasil; Metodologias ativas no currículo brasileiro; Ensino da história e cultura indígena; História e cultura afro-brasileira no currículo escolar.
Um momento especialmente significativo foi o resgate da ancestralidade local, com a valorização da história dos indígenas Muypurás, povo originário do território onde hoje está Brejo de Anapurus. A abordagem emocionou os participantes e reacendeu o sentimento de pertencimento e orgulho dos acadêmicos.
O seminário também foi espaço para reflexões críticas sobre o cenário educacional atual. O aluno Gneci Silva destacou a importância do currículo oculto: “Ele é essencial na construção do processo de ensino-aprendizagem. No curso de Química, podemos trabalhar diversos aspectos, principalmente a sustentabilidade, um tema de relevância mundial”.

Por: Paula Lima/Programa Ensinar