Uema lança VI Revista Uema com destaque para ciência cidadã, tecnológica e inovadora


Por em 7 de julho de 2025



A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), lançou, nesta segunda-feira (7), a VI edição da Revista Uema, publicação institucional que tem como propósito promover e divulgar o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o empreendedorismo desenvolvidos na Universidade.

Com uma linguagem acessível, desing, moderno e compromisso com a divulgação científica, a Revista Uema reafirma sua missão de levar o conhecimento produzido na Instituição para além dos muros acadêmicos, atingindo públicos diversos e fortalecendo a ciência como instrumento de transformação social.

Segundo o Assessor-chefe da Ascom, Lucas Vieira, a Revista Uema reforça, há 6 anos, os esforços da Assessoria de Comunicação, juntamente aos conteúdos de mídias e redes sociais da Universidade, e à divulgação junto à imprensa, em promover a comunicação científica, compreendida como um processo fundamental para a circulação do conhecimento acadêmico e tecnológico da Uema.

Esta edição destaca projetos e pesquisas de alto impacto social, como os que envolvem redes neurais para preservação de espécies, o sequestro de carbono no bioma amazônico, soluções para o enfrentamento de problemas ambientais, como voçorocas e aterros irregulares, além de iniciativas de apoio ao empreendedorismo e à formação profissional.

De acordo com a Editora-chefe da Revista, Walline Alves, com esta edição, ratificamos a importância da divulgação da ciência, que é o elo entre passado, presente e futuro. “É pela ciência e educação pública de qualidade que a Uema tem ajudado a transformar o Maranhão. E, com publicações como essa, os impactos do ensino, pesquisas e projetos de extensão da Universidade , podem ser difundidos para toda sociedade. Pedimos que todos compartilhem a Revista e façam esse conteúdo circular para o maior número de pessoas possível.”, sublina Alves.

Entre os destaques desta edição estão:
– Inteligência artificial na conservação do peixe robalo: redes neurais ajudam a espécie a se reproduzir com mais sustentabilidade;
– Reclamação de Consumidores, Mídia e Ciência de Dados: como essa tríade pode ajudar as empresas a melhorar seu posicionamento no mercado?
– Residência em TIC: iniciativa que revela a potência da formação de talentos e a inovação na área tecnológica.
– Internacionalização da Uema: um olhar estratégico sobre a atuação global da Universidade, com participação ativa em redes e programas internacionais.
– Histórias inspiradoras: trajetórias de superação e sucesso de discentes, que demonstram o impacto da educação pública de qualidade na transformação de vidas e territórios.
-Memória e identidade: reportagens especiais sobre o papel da ciência na preservação da memória histórica, como na análise das comemorações da Independência durante a ditadura militar no Maranhão.

Para o reitor da Uema, Walter Canales Sant´Ana, a ciência precisa estar presente no cotidiano das pessoas, contribuindo com decisões mais conscientes, políticas públicas eficazes e uma cultura científica sólida. “A Uema reafirma seu papel como agente ativo na construção de um Maranhão mais justo, sustentável e inovador”, pontua a Reitoria.

A Revista Uema é, assim, um convite à reflexão, ao conhecimento e ao diálogo. Uma vitrine da produção científica e do compromisso da Universidade com a sociedade maranhense e com os desafios globais da contemporaneidade.

Confira o expediente da Revista Uema:

Assessor-chefe de Comunicação: Lucas Vieira

Editora-chefe: Walline Alves Guimarães

Repórteres: Alcindo Barros, Caio Marcos, Débora Souza, Emanuel Pereira, Karolynne Sodré, Karla Almeida e Walline Alves

Diretor de Arte e Diagramador: Carlos Augusto Silva Junior

Designers: Álex Nunes e Carlos Augusto Silva Junior

Fotógrafos: Luís Paulo Sousa

Confira aqui a Revista

Por: Assessoria de Comunicação



Últimas Postagens